Pular para o conteúdo

Qual o melhor: creme ou pomada para aplicar no pênis?

E o que deve ser utilizado na região peniana?

Olá, meu nome é Lucas Felipe Gomes, sou médico urologista da cidade de Concórdia, estado de Santa Catarina. Neste vídeo, vamos comentar sobre qual é a formulação mais apropriada para utilizar na região peniana: creme, gel ou pomada? Suas principais desvantagens e características para sabermos qual é a melhor utilização em cada caso.

Antes de continuar assistindo esse vídeo, inscreva-se no meu canal do YouTube “Top de Lojista”, ative as notificações e não se esqueça de compartilhar esse vídeo com seus amigos e colegas para que essa informação chegue ao maior número possível de pessoas e as ajude a entender melhor esse caso.

Quando os pacientes procuram ajuda médica com problemas dermatológicos na região do pênis, muitas vezes nos utilizamos de algumas preparações para utilizarmos nesse órgão genital. Não é raro algumas vezes quando prescrevemos algum tratamento, utilizamos somente o nome da substância ou nome do medicamento e esquecemos de colocar qual é a apresentação dele: se é um gel, se é uma pomada ou um creme.

Baseados no caso que o paciente apresentou para nós, determinadas formulações são mais apropriadas para cada caso. Para entendermos isso, precisamos saber as propriedades de cada um deles para entendermos qual deve ser o melhor a ser utilizado na região peniana.

Pomada

A principal característica da pomada é que ela tem uma fase gordurosa bastante grande na composição dela. O que isso faz com que aconteça nesses casos geralmente é que ela não é muito bem absorvida pela pele e tende a deixar a pele oleosa e uma grande quantidade de resíduos. A pomada é muito boa para a proteção superficial da pele, mas ao mesmo tempo, ela deixa um resíduo bastante grande, e quando esse resíduo fica muito estável, pode ser difícil de retirá-lo.

Caso o paciente apresente uma alergia ou dermatite pelo uso de sabão ou algum produto de limpeza, a pomada não é o melhor tratamento, pois quando esse paciente for tomar banho, ele terá que utilizá-lo um sabonete para retirar esse excesso e o sabonete nessa situação é um irritante local que pode causar irritação ainda maior quando ele for utilizado para retirar a pomada.

Geralmente, a pomada é utilizada como uma espécie de proteção em áreas muito bem delimitadas da pele e não costumamos utilizá-la muito na região do pênis, pois justamente elas deixam um resíduo muito grande e o que dificulta a lavagem do órgão genital.

Creme

O creme geralmente é a formulação mais utilizada na região genital, porque ele tem uma fase aquosa maior, ou seja, ele é mais líquido, e por ele ser mais líquido, consegue se espalhar mais facilmente pela pele do pênis. Ao mesmo tempo, ele facilita a absorção desse produto quando entra em contato com essa pele. O creme não costuma deixar muitos resíduos na pele do paciente e geralmente acaba sendo o mais apropriado para esse caso.

Relembrando: na prática clínica da urologia e até mesmo em quem trata problemas dermatológicos na região genital, o creme é a escolha mais utilizada.

Gel

Em relação ao gel, ele não tem geralmente uma apresentação medicamentosa. Ele tem uma porção muito grande de água e serve na grande parte quando entra em contato com a pele da região peniana. Ele causa uma evaporação muito rápida, deixando uma camada bem fina de proteção. Eles são muito utilizados em diversas preparações e géis para que o paciente obtenha um alívio da ardência, um alívio da coceira nesses casos, mas geralmente não têm princípios ativos na sua formulação que justifiquem o seu uso como uma espécie de medicamento para tratar esse paciente.

Conclusão

Resumidamente nossa prática clínica, damos preferência ao uso de cremes na região genital e deixamos as pomadas para casos muito específicos, quando o paciente teve uma lesão muito extensa ou em regiões muito profundas na região do pênis. Na maioria dos casos, como irritações superficiais da pele ou uso de cremes e géis para dar mais conforto para esse paciente, o uso de cremes é a escolha mais apropriada para esse caso.

Gostaria de agradecer a todos e peço novamente que se inscreva no meu canal do YouTube “Top de Lojista”, curta e compartilhem esse vídeo. Bem, se essa informação foi de relevância para vocês, deixem suas dúvidas, críticas, comentários, sugestões. Um forte abraço, fiquem com Deus e até o nosso próximo vídeo.

Fonte: Creme ou pomada: qual o melhor para ser usado no pênis? por Toque de Urologista