Pular para o conteúdo

Psoríase e dermatite atópica na gravidez: causas, sintomas e tratamentos.


Vamos falar então de algumas doenças que podem existir durante a gestação. Então, vamos supor que você já tinha dermatite atópica e agora, durante a gestação, ela resolveu piorar, ou você já tinha psoríase e como vai ser o manejo e a assessoria do vitiligo. Porque você já tinha algumas doenças e agora você está grávida, e elas não vão deixar de existir porque você está grávida, então tem alguns cuidados que eu vou falar pra você.
Muito prazer, eu sou a doutora Luciana Villas-Boas, eu sou médica dermatologista. Esse é o nosso canal, eu ajudo você a entender o que acontece na sua pele. É o meu objetivo inspirar que você procure o melhor para você.
Então, assim, a dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele. Em geral, é mais comum na infância, mas se você tem ela, pode ser reativada em algum momento durante a sua gestação. E existe uma chance grande de você passar essa lesão da dermatite atópica para o seu bebê. Hoje, a gente tem muitos trabalhos relacionados à microbiota cutânea e intestinal. Então, usar probióticos durante a gestação é muito, muito bom, muito bem indicado. Converse com a sua dermatologista e com a sua ginecologista porque isso diminui muito a chance de você transmitir a dermatite atópica para o seu filho.
A mesma coisa para a psoríase, se você toma probiótico, você diminui a chance de transmitir a psoríase pro bebê. Mesmo que seja genético, você diminui a chance de transmitir. Hoje em dia, elas são genéticas, a gente tem que ter genes para poder desenvolver essa doença.
A psoríase é um pouco mais complicada, então, um pouco mais de cuidado. Nenhuma dessas doenças vão afetar o desenvolvimento neurológico e físico do seu bebê. Mas é só assim, eles também não vão nascer com alguma coisa, já com alguma lesão de psoríase ou dermatite atópica. Isso é raro, claro que pode acontecer, mas é raro.
Mas você pode piorar as suas lesões de psoríase durante a gestação. Então, você vai ter que estar cuidando bem, conversando sempre com a sua ginecologista e com a sua dermatologista para poder verificar bem o tratamento, como elas estão aparecendo, a quantidade e a qual o tamanho, extensão da área da sua pele que está comprometida pela psoríase.
Se você está indicado que você tome sol para poder melhorar a lesão, se hidratar sua pele. Tanto a psoríase quanto a dermatite atópica é super importante que a gente tem uma alteração da função da barreira, que a pele ela tem uma função de barreira em função de proteção que está alterada nessas duas doenças. Então, assim, que tem que ser realmente vista e avaliada direitinho.
Então, hidratar é que faz, o que está acontecendo, como você está apresentando as lesões. Isso é super importante porque isso é que vai determinar o tratamento. Dá pra falar que usa isso com aquilo, porque não é assim. São doenças que precisam sim de acompanhamento e de ter um acompanhamento próximo. Mais a boa notícia é que muitas dessas lesões melhoram durante a gestação. Então, dá pra você até ficar melhor, só que em geral, no pós-parto, a psoríase piora bastante. Isso é só para você saber, mas não fica encucado, não fica pensando nisso.
O importante é você está acompanhando com seus médicos de confiança para que você tenha esse momento lindo aí e já esteja preparando uma vida da melhor forma possível, com segurança para você e para o seu bebê. Parabéns, Deus abençoe você, muito amor para você e para sua família. Obrigada por você que está chegando aqui deixando seu like, se inscrevendo no canal, indo para os links onde estão relacionados falando de outros temas na gestação e alterações de pele. Muito obrigada, até o próximo vídeo. Lembre-se, 100%.
Fonte: PSORÍASE E DERMATITE ATÓPICA DURANTE A GESTAÇÃO por Luciana Villas Bôas Clínica Dermatológica