Pular para o conteúdo

Principais causas de incontinência urinária em homens

A Incontinência Urinária Masculina

Semana passada, abordamos a incontinência urinária feminina e, hoje, falaremos sobre a incontinência urinária masculina. Se você gosta desse conteúdo de urologia e andrologia, não deixe de se inscrever no canal, caso ainda não seja inscrito.

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. É uma perda sem ter ceder, às vezes sem vontade. Estima-se que 11% dos homens acima de 60 anos convivem com esse problema. A incontinência urinária causa uma grande perda de qualidade de vida no homem, principalmente em sua vida social, pois o resquício de urina acaba atrapalhando as atividades diárias e o convívio social com as pessoas.

A causa principal da incontinência urinária no homem é a próstata, principalmente o aumento da próstata, que é um evento comum nos homens com avanço da idade. O efeito do hormônio masculino sobre a próstata faz com que muitos homens passem por problemas urinários iniciais. Normalmente, o momento dessas medições são observados principalmente à noite e os homens passam a ir mais vezes ao banheiro, a força do jato urinário pode diminuir e pode haver obstrução, travamento e dificuldade para urinar. Isso tudo leva ao extravasamento da bexiga, que acaba transbordando e causando a incontinência urinária.

Também pode ocorrer a hiperatividade da bexiga, a doença hiperativa da bexiga. Para quem não sabe o que é isso, já temos um vídeo aqui no canal. A doença interativa também acontece no aumento da próstata, pelo menos um terço dos pacientes com aumento da próstata acabam sofrendo problemas neurológicos na bexiga por contrações não inibidas. Contrações na bexiga acabam dando à vontade de urinar às vezes, até causando perdas urinárias.

Outra grande causa de incontinência urinária no homem é a bexiga neurogênica. A bexiga fica disfuncionalizada, ou seja, perde a força muscular. Ela ocorre em inúmeras doenças neurológicas, principalmente nas sequelas de derrame e AVC (Acidente Vascular Cerebral), onde a bexiga perde a força.

Tratamento da incontinência urinária no homem

O tratamento da incontinência urinária no homem depende do tipo de problema que levou a essa incontinência. São necessários alguns exames, no momento, ultrassom e bexiga rins de próstata, também exames de sangue e de urina, incluindo o PS, para trabalhar a questão prostática. Se a causa for da próstata, eventualmente pode necessitar também de um exame urodinâmico, a dinâmica que é um exame funcional da bexiga, que pode mostrar a causa da obstrução, o mesmo funcionamento da bexiga como um músculo e caracterizar como uma situação.

Se o problema for prostatismo, a causa deve ser tratada, a próstata que pode ser tratada por medicamentos ou mesmo por cirurgia de próstata. Temos dois vídeos interessantes sobre isso aqui no canal, um vídeo sobre o aumento de próstata, que pode ser encontrado na playlist de próstata e outro vídeo que mostra a própria cirurgia de raspagem da próstata, também disponível na mesma playlist.

Não existe o componente de bexiga hiperativa causando a incontinência, ou seja, a bexiga acaba contraindo de forma involuntária que não é demandado pelo indivíduo através de medicamentos que são capazes de acalmar a bexiga, tirar esse efeito. Em casos mais avançados, existe até botox® para tratamento dessas incontinências causadas por bexiga hiperativa. O mesmo acontece com a cirurgia de neuromodulação sacral, que é um procedimento de marcapasso da bexiga para impedir que ela também contrai além do necessário, também controlando dessa forma a incontinência.

A causa principal da perda ou disfunção muscular da bexiga existem alguns medicamentos que podem aumentar o tônus vesical, que podem aumentar a força na bexiga, a capacidade dela ou mesmo a própria neuromodulação como marca-passo também pode ajudar para acalmar um procedimento cirúrgico como última alternativa: o cateterismo perineal, que é usado em pacientes que não têm mais controle sobre a bexiga e antes que ela extravase e cause incontinência. É uma solução perigosa porque pode causar insuficiência renal, então você passa pequenos cateterismos um som das bem finas que são colocadas e retiradas ciclicamente três, quatro, cinco vezes ao dia; assim, fazendo a função dos vazamentos vesicais e fazendo a bexiga funcionar antes mesmo que tenha incontinência.

Outra causa de incontinência urinária no homem é a estenose da uretra, ou seja, o aperto no canal urinário, que também pode causar obstrução, principalmente dificuldade para urinar com um jato fino urinário. A solução para essa doença é a abertura da uretra através de cirurgia. A continência também precisa da própria cirurgia de próstata, a prostatectomia radical, que é a cirurgia para tratamento do câncer de próstata. Apesar de acontecer na minoria dos casos onde a realizada essa cirurgia, há um problema no controle urinário mesmo da musculatura que controla a urina do sprinter urinário. O melhor tratamento nesse caso é o posicionamento, a colocação de um esfíncter artificial, um substituto artificial para essa musculatura que controla a urina. Exercícios também podem ajudar, a fisioterapia pélvica também pode ajudar bastante nos casos de menor perda. Nos casos de incontinência urinária mais leve, pode até resolver através dessas terapias.

Por fim, a mensagem final é que a incontinência urinária no homem tem tratamento. Existem formas de resolver ou pelo menos amenizar bastante as perdas urinárias. Se você homem tem esse problema, não deixe de procurar o urologista para poder fazer uma avaliação, resolver e ganhar qualidade de vida.

Gostaram desse conteúdo aqui de urologia? Então, curta o vídeo, compartilhe com amigos e familiares e não deixe de se inscrever no canal, caso ainda não seja inscrito. Muito obrigado e até o próximo vídeo!

Fonte: O que causa a INCONTINÊNCIA URINÁRIA no Homem ? por Dr José Augusto Bittencourt – Urologista