Pular para o conteúdo

Primeiros socorros para lesões e traumas nos olhos: causas e ameaças comuns

Traumas Oculares: Os Perigos em Nossa Casa

Olá pessoal, hoje a gente vai falar de um tema bastante sério e, infelizmente, extremamente comum. A gente vê com muita frequência o tema desse vídeo de hoje, que são os traumas oculares. Hoje, a gente não vai falar de todos os tipos de trauma, mas o que a gente vai fazer é um panorama para que você entenda que essas coisas estão muito mais próximas da gente do que a gente imagina. Então, se você se interessa por esse tema, fica aqui até o fim. A gente vai ver o que pode acontecer de ameaça para os nossos olhos dentro da nossa própria casa. Eu sou Victor França, médico oftalmologista. Seja muito bem-vindo

A Organização Mundial da Saúde estima que em torno de um milhão e meio de pessoas percam a visão ao redor do mundo em decorrência de traumas nos olhos, lesões nos olhos. E o grande problema, a coisa mais fundamental que eu queria que você saísse desse vídeo entendendo, é que a maioria dos traumas ocorrem dentro da nossa própria casa. Então, é muito mais próximo do que a gente pode imaginar. E qual o perfil de pessoas mais vulneráveis a esse tipo de acidente doméstico? Acidente dentro da nossa casa? São exatamente as crianças e os pacientes mais idosos, porque eles são os mais vulneráveis. As crianças, claro, é porque não entendem muito as coisas ainda e às vezes, não sabem identificar que aquele objeto é um perigo. Os idosos, porque usam muitas medicações e ainda, eventualmente, a visão já não é tão boa. Então, é muito fácil confundir uma medicação. Eu já vi acontecer mais de uma vez o paciente que tinha necessidade de medicação para os olhos e medicação para os ouvidos e, eventualmente, ele inverteu a medicação. E o que aconteceu? Queimadura química nos olhos. Já as crianças, a gente fala toda hora: “Jamais deixa o cabo da panela virado para a parte externa, porque a criança vai tentar puxar aquele cabo”. E nesse momento, ocorre a queimadura por lesão grave. E fim, só acidentes podem acontecer dentro da nossa própria casa.

Existem também os acidentes que são relacionados às causas ocupacionais e, na grande maioria das vezes, o que a gente, infelizmente, observa é que não ocorre o uso correto dos EPIs, dos equipamentos de proteção individual. E aí fica mais um recado: use o seu equipamento. Se você trabalha, por exemplo, com solda, use o visor, use os óculos de proteção. Se você trabalha em qualquer ambiente que tenha risco de pó nos olhos, use os óculos. E sem precisar opus. Esses óculos não estão lá para cumprimento de tabela. Eles estão lá para proteger a sua integridade. E, infelizmente, o que vai acontecer muito trabalho em emergência oftalmológica e quase todo plantão ocorre algo parecido com essa história que eu vou contar para vocês. É sempre um paciente que chega com a lesão nos olhos, seja ela mais branda e gere mais grave, mas sempre fala: “Poxa, eu tava usando o dia inteiro”, e, infelizmente, na hora que eu dei um vacilo, é sempre esse “tem hora que eu dei um vacilo”, tirei o, eventualmente, eu tava finalizando. Aí faltou só um ajuste-zinho, voltei lá pra soldar ou pra lixar o acordo. Eventualmente voa a uma limalha o bate algum tipo de corpo estranho no olho que, eventualmente, pode perfurar o olho e levar à perda da visão.

Outro tipo de acidente doméstico bastante comum que a gente vê, infelizmente, muita frequência, são aqueles produtos que a gente usa para desentupir ralos, né, as pias e tudo mais. Aquilo solta o vapor com substâncias químicas que podem agredir os olhos e eu já vi e, infelizmente, também, mais uma vez, acontecer da pessoa colocar o produto e ficar ali esperando ele agir. Bem diferente, então ocorre uma reação química. E joga aquela substância toda na face da pessoa. E ao esquema palco, a parte da pele, ne, da face. Enfim, alguma situação de extrema gravidade.

Bom, esse tema de traumas oculares é bastante extenso, então não vai dar para a gente abordar tudo num único vídeo. Vou segmentar esse tema em outros vídeos culturalmente. Mas o apanhado que a gente vai fazer aqui serve de uma forma geral. Você divide por segmentos. Se você tiver exposição a algum produto químico, ocorreu a queimadura química. O ideal é que você lave com abundância com água corrente, mesmo. Inclina a cabeça, por exemplo, acometeu no olho, você inclina a cabeça na direção deste olho e a água tem que fazer um fluxo no sentido do nariz para ouvido. Se você faz o contrário, você lava, porém, você leva essa substância ao olho contralateral. Porém, o contrário. Então, ele era você inclinar a cabeça para o lado da lesão, faz esse movimento do fluxo de água nesse sentido. Aí você vai tirar o máximo possível dessa substância que, em…

Fonte: Como agir em caso de acidentes, traumas e lesões nos olhos? Quais as causas e ameaças mais comuns? por Dr. Victor França

Marcações: