Pular para o conteúdo

Primeiros socorros para desmaio em crianças


Olá gente! Se você está chegando no canal pela primeira vez, seja muito bem-vindo! Eu sou Dra. Luciana Herrero, médica pediatra e sua amiga aqui no YouTube. Toda terça e quinta tem vídeos inéditos feitos com muito carinho para você. Então, quero te fazer dois convites: venha se inscrever no nosso canal e clique no Sininho para você ficar sabendo de tudo. Também se inscreva no nosso Instagram e não deixe de comentar na postagem para você também ficar sempre recebendo as notificações.
Bom, esse foi um pedido de uma mãe para falarmos um pouquinho sobre desmaio. Então, vamos lá, vamos falar um pouquinho sobre desmaio.
Desmaio é quando existe uma perda da consciência e o corpo entra em uma falha, ele cai no chão sem aviso. Isso pode acontecer por vários motivos: um reflexo vagal, excesso de cansaço, hipoglicemia, muito calor, entre outros. É importante lembrar que o médico é quem vai saber dizer o que está acontecendo e qual foi o motivo do desmaio.
Mas, como agir no momento de urgência do desmaio? O primeiro sinal é que a criança que está prestes a desmaiar começa a ficar pálida, branca mesmo, suas mãos ficam frias, a vista turva e escurecida. Se a criança tiver idade para estar referindo o que está acontecendo, não dá nem tempo de conversar e ela já cai.
Se acontecer um desmaio, o que você vai fazer nesse primeiro socorro? A primeira coisa que devemos verificar é se a criança está respirando e se ela está com a frequência cardíaca. Isso é importante para detectarmos se é um desmaio mesmo ou uma parada cardíaca.
Para verificar se a criança está respirando, podemos colocar o ouvido perto do nariz ou da boca, verificando se há algum ruído de respiração e se o peito está se movimentando. Também dá para verificar o pulso em algumas artérias, mas isso é um pouco mais difícil.
Se a criança está respirando e com o coração batendo, o primeiro passo é tirar um pouco daquela aglomeração e dar uma arejada no ambiente para que o ar circule bem. Depois, tentar afrouxar um pouco a roupa, colocar a criança deitada com os pés mais altos que a cabeça, para que haja um retorno do sangue para a cabeça.
Não é indicado forçar a cabeça da pessoa durante a recuperação, pois se houver algum problema de saúde envolvendo o cérebro, pode ser perigoso. O ideal é deixar a criança ou adulto na posição de recuperação, deitado de ladinho, para proteger de possíveis vômitos ou outras complicações.
Espero que você tenha gostado desse vídeo e tenha aprendido mais sobre desmaios e como agir nessa situação de urgência. Não esqueça de conferir os outros vídeos aqui na playlist de primeiros socorros. Um beijo no seu coração e a gente se vê aqui no canal com muito mais dicas e cuidados de segurança!
Fonte: Desmaio em crianças. Como agir? por Dra Luciana Herrero