Pular para o conteúdo

Previna e trate o Herpes-Zóster de forma eficaz

Herpes Zóster – o que é e como tratar

No vídeo de hoje vamos falar sobre uma doença conhecida como Herpes Zóster, também chamada de cobreiro. Essa doença pode ser muito incômoda, especialmente devido à dor neuropática que causa.

Causas e Sintomas

O Herpes Zóster é causado pelo vírus varicela-zóster, o mesmo vírus da catapora. Após uma pessoa ter catapora, o vírus pode permanecer alojado no sistema nervoso por anos ou décadas. Quando o sistema imunológico está enfraquecido, seja por doenças como o câncer, estresse intenso ou envelhecimento, o vírus pode ressurgir. Cerca de 70% dos casos ocorrem em pessoas acima dos 50 anos.

A lesão do Herpes Zóster é diferente da catapora. Ela surge seguindo o trajeto de um nervo, com uma área avermelhada e pequenas bolinhas na região correspondente. A lesão nunca ultrapassa a região da linha média do corpo e sempre estará presente em apenas um lado do corpo.

Os sintomas incluem dor intensa, que pode ser descrita como um fogo correndo pela pele, formigamento, coceira, e em alguns casos, febre e dor de cabeça. A dor neuropática pode persistir mesmo após a lesão ter cicatrizado.

Tratamentos

Existem algumas medicações que podem ajudar a aliviar a dor neuropática, como anticonvulsivantes e antidepressivos específicos para dor neuropática. Também é possível fazer um bloqueio foraminal no nível comprometido, uma neuromodulação por radiofrequência ou até mesmo uma estimulação medular.

A vacina contra o Herpes Zóster está disponível e é indicada para quem tem mais de 50 anos. Em caso de quem já teve Herpes Zóster, ainda é possível tomar a vacina, respeitando-se o tempo de um ano entre a lesão ativa e o dia da vacinação.

Prevenção

Como sempre, é melhor prevenir do que remediar. Além da vacina, é importante manter o sistema imunológico forte com uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares, e evitando fontes de estresse emocional.

Compartilhe esse vídeo com todos que você ama e não deixe de se inscrever no canal Neurolaw para mais informações sobre saúde e bem estar.

Até a próxima!

Fonte: Não sofra com Herpes-Zóster por A Neuro sem Neura – Dra. Vanessa Milanese