Pular para o conteúdo

Prevenção e tratamento da doença do peito seco em galinhas.


O programa tem recebido muitas dúvidas. Pelo nosso a disappear, pode ficar tranquilo que a sua vai ser respondida. A dúvida de hoje vem direto da cidade de Catas Altas da Noruega, Minas Gerais. Vamos ver? Hoje, eu vim até esse criatório de frango caipira em Petrolina de Goiás para responder uma pergunta de uma telespectadora lá de Catas Altas da Noruega, Minas Gerais. A dona Rosângela informa que tem aproximadamente 100 pintinhos e a pergunta é a seguinte: Qual remédio dar para o pintinho que está com a doença do peito seco? Quem vai responder essa pergunta é o Antônio Carlos, que é técnico em agropecuária e avicultor.
Tudo bem, seu Antônio?
Tudo bem, vai mesmo?
Seu Antônio, a dor no peito é realmente uma doença?
O peito seco é um sintoma de uma doença. Ele pode ser provocado por alguma outra doença que é ocasional. Feito cedo, essa doença pode ser só uma pneumonia, micoplasmose, coccidiose, ficção e vai. Doença que deixa a chave com peito seco.
Porém, não é considerado uma doença. O peito seco pode ocorrer tanto em pintinhos quanto em aves adultas. O agricultor explica quais são os sintomas. Primeiramente, a ave fica debilitada, ela fica com as asinhas caídas, triste. E aqui, na parte do externo do osso esterno, ele perde a musculatura, perde a carne. Então, por isso que é chamada doença do peixe seco, porque esse externo aqui fica sem carne, um fica só o ossinho mesmo, é meio assim bem magrinho.
Essa mudança da forma de identificar e as causas são inúmeras. Pode ser um local que os pintinhos estão. Esse local tem que ser um local com palha. Tem que ser um local com a temperatura ideal para as aves, água de boa qualidade, uma água limpa. E esses bichinhos têm que ter uma ração com no mínimo 20% de proteína, que é uma ração específica para pintinhos. E estão assim, é um é uma nervoso. Você tem que ter um manejo para cuidar desses pintinhos, para não deixar que essa doença venha atingir o seu plantel. Além disso, você vai observar se o local está limpo. O que não recomendamos: quando você tirar um monte de pintinho, faça a desinfecção deste local. É tire toda a palha, lava, pode colocar ali e cal. Então, é o mundo das prevenções do peixe seco.
Segundo o avicultor, o peito seco é mais comum em aves adultas. Normalmente, o peito seco é mais comum em aves adultas e pintinhos é um pouco mais raro, mas acontece também. O que está acontecendo no plantel da dona Rosângela tem que observar direitinho o que está ocasionando por trás disso aí porque provavelmente ela tem a voz adulta também que tem esse efeito. Seja, então ela tem que observar primeiramente as galinhas, os galos, se não estão contentes, e descobrir o que está ocasionando, qual doença que é.
Ele deixa a dica para ajudar no tratamento do animal que está com esse sintoma. A forma de tratamento seria primeiramente o manejo das áreas no local que essas aves estão, ração de boa qualidade. Isso é prevenção. E como tratamento, não pode usar antibiótico. Pode usar desinfetantes à base de amônia quaternária em todo o seu plantel. Então, basicamente, é isso aí.
Fonte: VEJA COMO ACABAR COM A DOENÇA DO “PEITO SECO” EM GALINHAS por PUC TV GOIÁS