Pular para o conteúdo

Prevenção e tratamento caseiro da oxiurose oxiúros

Como evitar e tratar a Oxiurose

A Oxiurose é uma doença causada pelo verme Sociojuros, cujo nome científico é Enterobius vermicularis. Os veículos que transmitem a doença são transmitidos pelo contato com fezes de pessoas infectadas ou alimentos contaminados pelo ovo deste verme que coloniza dentro do intestino onde vivem e se reproduzem. O principal sintoma é a coceira no ânus, mas também podem surgir outros, como emagrecimento e cólicas abdominais.

Como é feita a transmissão

A contaminação pela Enterobius vermicularis é feita ao ingerir o ovo do verme através de alimentos contaminados ou por colocar a mão suja na boca. Sendo muito comum em crianças dos cinco aos 14 anos. Os ovos eclodem no estômago ou no intestino liberando as larvas que passam a viver no intestino grosso e atingem entre dois e 13 milímetros de comprimento. Assim, a duração do ciclo do verme Enterobius vermicularis dura cerca de 40 dias e neste período são liberados diversos ovos nas fezes para o ambiente, podendo contaminar outras pessoas.

Principais sintomas

O sintoma mais comum da Oxiurose é a coceira no ânus, principalmente durante a noite, pois é o período em que os vermes se movimentam pelo intestino e região anal. Além da coceira anal, que muitas vezes é intensa e atrapalha o sono, os sintomas comuns são enjôo, vômito, dor na barriga, cólica intestinal e pode haver sangue nas fezes.

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar a presença do verme desta infecção é necessário coletar material do ânus, pois o exame de fezes comum não é útil para detectar o verme. A coleta de material geralmente é feita com a colagem de fita celofane adesiva, método conhecido como fita gomada, que é solicitada pelo médico. O tratamento para Oxiurose é orientado pelo médico que prescreve medicamentos vermífugos usados em dose única para eliminar os vermes e ovos infectados no organismo.

Remédios caseiros

  • Chá de alho: ferver três dentes de alho grandes com uma xícara de água durante dez minutos. Depois deve circular na boca três vezes por dia durante três semanas para complementar o tratamento medicamentoso.
  • Bebida de hortelã: ferver leite com hortelã e deixe esfriar. Quando estiver morno, misturar com mel e tomar em jejum. Após sete dias, tomar novamente.
  • Passa de mastros: triturar as folhas de monstro-serra-de-santa-maria com pilão e misturar com mel até que vire uma pasta. Crianças com 10 a 20 quilos tomar uma colher de sobremesa por dia. Crianças com 20 a 40 quilos tomar uma colher de sopa por dia. Jovens e adultos tomar três colheres de sopa por dia.

Prevenção

Para evitar a Oxiurose, é necessário tomar precauções simples, como ter bons hábitos de higiene, cortar a unha das crianças, evitar o compartilhamento de roupas, ferver a roupa das pessoas infectadas e lavar as mãos antes de preparar alimentos e após usar o vaso sanitário. Desta forma, além da Oxiurose, diversas outras infecções por vermes, amebas e bactérias podem ser evitadas.

O acompanhamento de um profissional da área é fundamental.

Fonte
✅ Saiba Como Evitar e Tratar a Oxiurose, Oxiúros com Dicas e Remédios Caseiros! por Naturais – Cura Natural