Pular para o conteúdo

Prevenção do Parkinson: Saiba Como se Prevenir da Doença

Então, como uma pessoa se desenvolve até hoje é uma pergunta sem uma resposta definitiva. Nós temos várias pistas, vários indícios de como ela se desenvolve. Provavelmente, as pessoas têm uma certa predisposição genética e, com essa predisposição genética, junto com a interação com o meio ambiente, especialmente com os alimentos e com as bactérias do tubo digestivo, a pessoa vai ter uma alteração em uma molécula que é natural do corpo, chamada de alfa-sinucleína.

A alfa-sinucleína, quando alterada, pode chegar em outras áreas do corpo e alterar outras sinucleínas e começar até a causar problemas nos neurônios do tubo digestivo, que acabam subindo e chegando no tronco cerebral. Chegando ao tronco cerebral, começa depois uma inflamação no cérebro e, como um todo, como vai desenvolver ou porque vai desenvolver, a gente não consegue determinar todos os fatores ainda.

A gente sabe que pessoas que têm mais pessoas na família podem ter essa predisposição genética, mas também vai estar relacionado com a alimentação, com os hábitos das pessoas e uma série de outras coisas que a gente ainda não consegue mensurar claramente.

Para prevenir, existem formas de prevenção da doença de Parkinson. A gente sabe, através dos estudos, que as pessoas que têm atividades físicas regulares têm menor chance de desenvolver Parkinson. Pessoas que têm o hábito de tomar café também têm menor chance de desenvolver Parkinson. As pessoas que têm o ácido úrico elevado também têm menor chance de desenvolver Parkinson. E também, até parece contraditório, mas as pessoas que fumam também têm menor chance de desenvolver Parkinson, mas não é pelo cigarro em si, pela nicotina. Provavelmente teremos estudos mostrando que adesivos de nicotina não ajudam a diminuir a chance de a pessoa desenvolver Parkinson.

Provavelmente, teremos também estudos para ver a respeito da flora intestinal, da flora bacteriana das pessoas. Existem flora bacterianas que dão maior probabilidade de a pessoa desenvolver Parkinson e outras que dão menos, mas quando estiver claro, provavelmente, a gente poderá testar quais são as bactérias que a gente tem no nosso intestino e, se não forem as adequadas, a gente vai poder tomar cápsulas como se fossem comprimidos ou bebidas com bactérias que são boas e protetoras contra o Parkinson.

E, até mesmo num futuro próximo, talvez a gente tenha medicamentos que possam evitar que a pessoa desenvolva a doença ou evite que ela progrida, desde que seja feito o diagnóstico precocemente.

Fonte: Parkinson – Como Prevenir Parkinson por Regenerati – Dr. Willian Rezende