Pular para o conteúdo

Prevenção do Alzheimer: Como começar na juventude?

Atividades físicas e mentais na juventude podem prevenir o Alzheimer

As atividades físicas na juventude são essenciais para preparar o corpo para uma velhice saudável. Da mesma forma, exercícios para o cérebro nessa fase são importantes para prevenção de demências e doenças mentais em idosos, como Alzheimer. Essa doença é degenerativa e irreversível, caracterizada pela perda gradual de memória e cognição. Ela geralmente acomete pessoas nas idades mais avançadas da vida, mas há casos raros onde a doença aparece numa fase mais precoce.

Nós, jovens, muitas vezes não nos preocupamos com o futuro distante em que nos tornaremos velhinhos. Afinal, devemos viver intensamente o hoje, não é mesmo? Mas, no amanhã o futuro se tornará presente e também vamos querer aproveitar aquele momento com vitalidade. Para isso, devemos cuidar do corpo e da mente desde já.

Para prevenir o Alzheimer, há alguns hábitos que podemos mudar desde já para garantir uma velhice mais saudável. Podemos ter uma atividade intelectual intensa, fazer exercícios físicos, tratar as doenças vasculares como hipertensão, diabetes e alterações de colesterol, cessar o fumo e ter atividade cerebral o tempo inteiro.

Isso são os mesmos conselhos dados pelas atrizes Nicette Bruno e Beth Goulart, mãe e filha, que já tiveram três casos da doença na família e incentivam o desenvolvimento de habilidades artísticas como uma forma de combater esse mal. É fundamental para que todas as pessoas tenham conhecimento da importância do carinho, do afeto, do amor, àquele de sua família que está com mal de Alzheimer.

Exercitar o cérebro significa estar ativo, fazer algo que nos desafie, aprender uma língua, ler um livro, ouvir música, ir ao cinema, teatro e usufruir da arte. Desenvolver a capacidade de pensar e sentir nos torna cada vez mais humanos e mantém o nosso cérebro acordado.

Fonte: Alzheimer: Dá pra prevenir ainda na juventude? por Band Jornalismo