Pular para o conteúdo

Prevenção de doenças cardiovasculares: principais medidas.


Olá pessoal, tudo bem? Aqui é o professor Igor Bonatto. Eu venho aqui agradecer a cada um de vocês. Estamos quase com 300 inscritos no canal. Muito obrigado de coração. Essa ajuda, esse apoio é muito importante para nós e nos dá energia para produzir cada vez mais conteúdo para vocês.
Hoje, iremos fechar o tema Sistema Cardiovascular. Iremos falar sobre as doenças cardiovasculares. Gostaria que todos vocês prestassem bastante atenção nessa aula, porque é um tema muito importante. As doenças do sistema cardiovascular são as principais causas de morte no mundo e 20% da população brasileira tem algum tipo de doença no coração.
Então, chega de conversa, vamos dar aula! E as doenças cardiovasculares, com a aula de hoje, pessoal, nós fechamos o conteúdo relacionado ao sistema circulatório.
A primeira doença que iremos falar é a Anemia. Ela é caracterizada pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou hemácias no sangue. Podemos destacar três causas principais para a Anemia:
1. Deficiência nutricional, ou seja, alimentação inadequada. Esse fator pode levar a dois tipos de anemia diferentes: Anemia Ferropriva, que é a deficiência do nutriente ferro; e Anemia Megaloblástica, que é a deficiência de vitamina B12.
2. Verminoses intestinais, onde parasitos atacam a mucosa intestinal causando pequenos sangramentos que levam à anemia.
3. Predisposição genética, como a talassemia e a anemia falciforme.
Os principais sintomas da anemia incluem: falta de apetite, cansaço, sonolência, dificuldade de aprendizagem e palidez da pele.
Outra doença que iremos falar é a Leucemia. Ela é caracterizada pelo mau funcionamento do tecido que produz as células do sangue. O tecido produz células em excesso e muitas vezes defeituosas, as que não conseguem realizar suas funções.
O infarto do miocárdio se caracteriza pela interrupção no fluxo de sangue nas artérias coronárias, levando a uma lesão no músculo do coração, onde foi interrompida a circulação. Ela pode ser causada por diversos fatores, como alto nível de stress, altos níveis de colesterol e triglicerídeos, obesidade, sedentarismo e tabagismo.
A Hipertensão Arterial é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, quer dizer, a pressão com que o sangue sai do coração. É uma doença que afeta aproximadamente 25% da população brasileira. Existem vários fatores que podem levar ao desenvolvimento da hipertensão arterial, entre eles a predisposição genética, o stress, a obesidade, o sedentarismo, a alimentação inadequada e também o tabagismo.
Por fim, vamos falar sobre as Varizes. Ela também acomete o sistema cardiovascular, principalmente os membros inferiores, quer dizer, as pernas. É caracterizada pelo mau funcionamento das válvulas presentes nas veias, fazendo com que haja acúmulo de sangue.
E é isso, pessoal. Muito obrigado e até a próxima!
Fonte: Doenças cardiovasculares por Aprenda Ciências