Pular para o conteúdo

Prevenção da Incontinência Urinária: Exercícios e Dicas Úteis.


Olá! Tudo bem? Vamos conversar sobre incontinência urinária e entender melhor como funciona a continência urinária. Para isso, vou usar o modelo do balão: se o balãozinho azul representa a nossa bexiga e aqui a nossa meta é o canalzinho por onde a urina sai, quando queremos segurar o xixi, o cérebro manda uma mensagem para a bexiga achar e fechar a uretra, evitando a saída da urina. Já quando queremos urinar, o cérebro manda uma mensagem para a bexiga contrair e a uretra relaxar, promovendo a eliminação da urina.
Para manter a continência urinária, é importante fortalecer o assoalho pélvico, que é a musculatura responsável por segurar a urina. Para isso, vou ensinar um exercício bem fácil que pode ser feito em qualquer lugar, até mesmo assistindo TV, dirigindo ou estudando. Basta contrair o músculo que usamos para fazer xixi, como se estivesse segurando o xixi no momento da contração, e relaxar em seguida. É possível fazer isso repetidamente, segurando por um segundo e relaxando por dois segundos, e depois segurando por cinco segundos e relaxando por dez segundos. É importante realizar esse exercício diariamente, várias vezes ao dia, para fortalecer o assoalho pélvico.
Se você não consegue fazer a contração ou se sente inseguro(a), é importante procurar um ginecologista ou um fisioterapeuta pélvico, que são profissionais capacitados para ajudar no tratamento de distopias pélvicas e da incontinência urinária.
Gostou do exercício? Vamos falar um pouco mais sobre os tratamentos no próximo vídeo.
Fonte: Exercício para prevenir a Incontinência Urinária por Canal da Mulher com Dra Lu Miele