Pular para o conteúdo

Pressão Arterial Elevada: Entenda o que é Hipertensão.

Música: Hipertensão Arterial, também conhecida como Pressão Alta

A hipertensão arterial é uma doença assintomática, ou seja, a pessoa não sente nada. Na grande maioria das vezes, ela está relacionada com uma história familiar de pressão alta. Se uma pessoa nasce em uma família com predisposição genética, ela pode desenvolver hipertensão mais cedo ou mais tarde na vida, dependendo do seu estilo de vida.

Essa doença é um dos principais fatores de risco para ataque cardíaco e derrame cerebral, que são duas das 62 principais doenças cardiovasculares que existem. No Brasil, a cada dois minutos, alguém morre em decorrência de um acidente cardiovascular e em 80% dos casos, a causa é a hipertensão arterial. Por isso, essa doença é de extrema importância.

O que é a Hipertensão Arterial?

A Hipertensão Arterial é popularmente conhecida como Pressão Alta. Ela não é o aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos, mas sim a dificuldade que o sangue encontra para circular nas artérias e irrigar todos os tecidos do organismo. Quando a circulação fica comprometida, podem surgir sintomas decorrentes do órgão comprometido.

A Hipertensão Arterial tem dois componentes: a pressão arterial máxima e a pressão arterial mínima. A pressão máxima é resultado da contratilidade do coração e da elasticidade dos vasos. Quanto mais rígido o vaso, maior será a pressão máxima. Já a pressão mínima depende da microcirculação das artérias. Quanto mais comprometida a artéria, maior será a pressão mínima.

Do ponto de vista do risco cardiovascular, tanto a pressão máxima quanto a pressão mínima produzem o mesmo risco.

Fonte: Hipertensão arterial | O que é pressão alta? por Hcor