Pular para o conteúdo

Pós-operatório de estrabismo: cuidados e recomendações.

E quais os cuidados que eu devo ter após uma cirurgia de estrabismo? O procedimento é doloroso? Por quanto tempo eu vou ter que me afastar do trabalho? Por quanto tempo eu vou ter que me afastar das minhas atividades físicas? Fica tranquilo(a), porque hoje nós vamos esclarecer todas essas dúvidas.

A cirurgia de estrabismo é considerada um procedimento de baixa complexidade, mas ainda assim é realizada em centro cirúrgico dentro de um ambiente hospitalar. Pode ser feita com anestesia geral ou anestesia local e sedação, dependendo da idade do paciente e das condições da cirurgia. Geralmente, é um procedimento que leva menos de uma hora e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Mas quais são os cuidados que você deve ter após a cirurgia de estrabismo? Uma grande maioria das vezes, o paciente já sai do hospital sem mesmo usar curativo ou tampão no olho operado. Isso vai depender muito se foi operado um ou os dois olhos e até o tipo de técnica que foi empregada na cirurgia.

  • Nós recomendamos o uso de colírios antibióticos e anti-inflamatórios por aproximadamente 7 a 10 dias no pós-operatório. Esses colírios ajudam a controlar a inflamação e prevenir o processo infeccioso.
  • Também recomendamos que o paciente faça compressas geladas, pois o gelo ajuda a reduzir o desconforto e o inchaço e controlar o processo inflamatório após a cirurgia.
  • Os olhos podem ser usados normalmente após a cirurgia. Já nos primeiros dias é possível ver TV, mexer no celular, no computador. Claro, tudo com muita parcimônia.

Em geral, os pacientes podem voltar às suas atividades escolares ou de trabalho de 5 a 7 dias após o procedimento cirúrgico. Claro, dependendo de como está a recuperação e do tipo de técnica que foi empregada. Na maioria das vezes, de 14 a 21 dias após a cirurgia, os pontos absorvem e caem sozinhos, não sendo necessário ir até o médico para retirá-los. A quantidade e a localização dos pontos também vão depender da técnica que foi empregada na cirurgia e podem causar mais ou menos desconforto nesse pós-operatório inicial.

Alimentação maior seria evitar praia, piscina ou esportes com mais impacto nas primeiras três semanas, que é um período bem importante em que a musculatura está aderindo na esclera e cicatrizando no local em que deve estar. A dor, em geral, é de leve a moderada e os primeiros dois dias acabam sendo um pouquinho mais desconfortáveis, mas esse desconforto diminui bastante, principalmente na técnica minimamente invasiva em que fazemos a cirurgia através de mínimas incisões e os pontos ficam escondidos embaixo da pálpebra.

Mas não é nada que irá limitar as suas atividades. Principalmente as crianças é muito comum os pais estarem muito preocupados com a recuperação do filho no pós-operatório de uma cirurgia de estrabismo e no dia seguinte a criança já está cantando, pulando, assistindo TV e tendo uma vida praticamente normal.

É comum também em alguns casos, e principalmente de adultos, ocorrer visão dupla ou cópia nos primeiros dias após a cirurgia de estrabismo. E isso é normal, você não precisa se preocupar. Na grande maioria das vezes, isso é transitório e, conforme a musculatura vai assentando e o seu cérebro vai entendendo que essa é a nova posição dos seus olhos, a visão dupla tende a passar já nos primeiros dias. Você vai perceber bastante diferença no alinhamento dos seus olhos, mas é normal que todo esse processo de cicatrização leve algumas semanas ou, às vezes, até alguns meses até que a gente consiga obter o resultado final da sua cirurgia de estrabismo.

Se você vai passar por uma cirurgia de estrabismo e tem alguma dúvida sobre como vai funcionar o seu pós-operatório, deixe aqui nos comentários que a gente vai ficar muito feliz em te responder.

Fonte: Cuidados após a cirurgia de estrabismo por Portal da Visão