Pular para o conteúdo

Pós-cirúrgico para retirada de ependimoma medular: relato detalhado

Minha cirurgia e o processo pós-operatório

Olá, pessoal! Para quem não me conhece, eu sou Nayra Rodrigues. Hoje, venho continuar contando para vocês um pouco sobre como foi todo o processo da minha cirurgia e tudo o que aconteceu antes e depois.

No primeiro vídeo que fiz aqui neste especial de 2 anos desde que eu retirei um tumor medular, contei para vocês como descobri que tinha esse tumor. No segundo vídeo, contei como foi a cirurgia. Agora, vou falar sobre os primeiros dias após a cirurgia.

Logo após a cirurgia, fui levada para a UTI e fiquei em um cercadinho por algum tempo. Quando minha família pôde me visitar, eu ainda estava entubada e meio grogue. No dia seguinte, um médico explicou tudo o que tinha acontecido na cirurgia e as complicações que eu tinha tido. Eu tinha uma perda muito grande de sensibilidade e dos movimentos da perna esquerda.

O médico me disse que existia a possibilidade de recuperar os movimentos, mas que não era uma certeza. Ele me alertou de que dependia de mim e da minha dedicação na fisioterapia. Foi um desafio, mas eu não tinha noção da grandeza dele.

Depois de um período na UTI, fui para o quarto do hospital. Nos primeiros dias, precisei usar fraldas e sonda, pois não sentia nada para fazer xixi e cocô. Em 10 dias, não tinha ido ao banheiro e precisei fazer duas ou três tomografias para verificar o posicionamento. Fiz lavagens e até uma nova internação após algumas crises convulsivas.

Fiquei internada por mais uma semana e precisei de ajuda para tudo, desde para me alimentar até para tomar banho. Eu ficava em uma cadeira de rodas para dar uma volta e precisava ficar deitada a maior parte do tempo. Fiquei muito dependente e sentia muita dor no corpo.

Após a alta, continuei em casa e precisei de ajuda para fazer o processo de levantar lentamente para não passar mal de novo. Tive a ajuda de pessoas maravilhosas, incluindo minhas melhores amigas. Elas me ajudaram a passar por esse período difícil.

No próximo vídeo, vou dar mais alguns detalhes de como foram esses dias e como comecei a fazer fisioterapia. Não esqueçam de se inscrever no canal e deixar suas dúvidas nos comentários.

Fonte: Como foi o pós-cirúrgico após retirar um tumor medular- ependimoma por Nay Rodrigues