A chegada da primavera, que começa no dia 22, aumenta os casos de alergias provocadas pelo pólen das plantas. Quando elas entram no sistema respiratório, essas partículas podem causar sérios riscos à saúde. Saber quando a primavera se aproxima, os alérgicos ganham uma preocupação quase invisível: os grãos de pólen. Eu sinto sem alergia nariz entupido, tosse alérgica, poeira, poluição, pelos de animais. Além deles, nesta época do ano, a quantidade maior de pólen das plantas e flores também causa alergia e esse excesso de estímulos prejudica a respiração, principalmente dos alérgicos, e provoca infecções.
Os sintomas da rinite alérgica são caracteristicamente o nariz entupido, espirros em salvas, vários inspira os seguidos, a coceira no nariz, coriza constante e até uma conjuntivite alérgica, com os olhos vermelhos e irritados constantemente. Em uma consulta médica, é possível detectar os fatores que agravam o quadro. Exames de sangue e pele também ajudam para detalhar o diagnóstico. Uma endoscopia permite que o médico identifique os desvios ou obstáculos no nariz que impedem a melhora do paciente.
O importante é não se acostumar com o mal-estar que as alergias provocam, e depois que foi feito o máximo do controle no ambiente respiratório, existem medicamentos. Os medicamentos começam também com o uso do soro fisiológico constantemente. Também existem, em alguns casos muitos selecionados, as cirurgias para tirar fatores anatômicos obstrutivos, porque se o osso é torto dentro do nariz, não tem como as partículas saírem de lá.
Se vive entre o pólen, ele vai ficar parado ali. Vivem convivem com a rinite há quatro anos. Ela também tem desvio de septo e adenóide que prejudicam ainda mais a respiração. Mesmo com todos esses diagnósticos, a jornalista não chega ao tratamento adequado: “Olha, é o meio que me acostumei com minha situação. Então, já não respiro direito. Eu deixei para lá. Eu comecei a fazer um tratamento como eu não respiro direito, eu não durmo direito. Meu rendimento durante o dia caiu. Eu tenho dificuldade de fazer exercício físico. Então, atrapalha muitas áreas da vida”.
Para casos como de Vivian, um médico faz um alerta: “A rinite alérgica, quando não tratada a longo prazo, pode gerar complicações como sinusites, como infecções de repetição. A pessoa fica com restrição na vida, com medo muitas vezes de frequentar um ambiente, porque ela sabe que vai ter uma crise. Muitas vezes, também, a pessoa tem problemas no sono. Ela não consegue dormir direito por causa do nariz entupido”.
Curioso? Baixo Plaza Empleitos Ponto Com a Google Play ou App Store.
Fonte: Entenda por que as alergias aumentam na primavera por Fala Brasil