Pular para o conteúdo

Polícia apreende drogas em mala de idosa na fronteira – Discovery Brasil

É um agente da Guarda Civil recebeu um aviso de seus colegas do sistema automatizado de manipulação de bagagem: duas malas de um voo proveniente da Colômbia poderiam conter mercadoria ilegal. É preciso esperar que seu proprietário aceita ir para abri-las em sua presença.

“Bom dia, a senhora vem?” me perguntaram. É guarda civil, vamos fazer uma revista, por favor. Por gentileza, coloque a bagagem na esteira. Quero ver seu passaporte, por favor.”

“A bagagem basta para o scanner para confirmar as suspeitas do site. Dá para ver aqui que ela leva uma grande quantidade de latas. Olha, só tem uma, duas, três, quatro, cinco. Parece isso. Isso é muito grande, mostra uma densidade bem forte. É a gente vai ter que revistar. Pega sua bolsa, por favor, senhora. Venha para o outro lado dos scanner 1 e vamos abrir a mala.”

“Agora, as malas são suas, não é? A senhora que arrumou?”

“Sim, fui eu. Tá bom. E a senhora mora na Espanha, não é?”

“Não, não. Se hoje mora na Colômbia. Moro na Colômbia, eu vim visitar a minha filha. E vai ficar tanto disso, dois meses. Dois meses.”

O scanner acusou vários potes nas malas que podem esconder algum tipo de entorpecente. “Está trazendo algum cosmético aqui?”

“Ver esse? Eu trouxe algum. Próximo de shampoo, não. Olha, nós temos aqui frascos de cosméticos que foi o que mais chamou atenção. Só que o que isso é? Para a pele, é o esfoliante. É exatamente. Então, vamos ver o…”

“Eu poderia ser outra coisa. Agora, a gente vai fazer um teste reagente para droga.”

“Problema. Não estou preocupada!”

“E a gente pega um pouco do produto e acrescenta o reagente. Que se ele fica azul, é porque é cocaína. Em algumas ocasiões, os traficantes diluem a droga em produtos cosméticos para tentar dificultar sua detecção. E o produto tem que ficar bem para baixo. Agora, vou fechar e vou quebrar as ampolas de dentro. A senhora ficou azul? Ah, não. Não pode ser.”

“A partir de agora, a senhora está preta. E é com base no teste antidrogas, nós julgamos que essa é uma prova confiável de que a cocaína nesse produto mesmo lugar. O relatório oficial do laboratório. Entendeu, senhora? Por isso, nós vamos enviar ao laboratório para analisar a pureza deste conteúdo e o volume completo. Em doar um teste diante drogas de positivos em perfeito, uma segunda análise por parte do serviço farmacológico, para verificar a natureza da substância. Um colega da agência oficial e colaborar com a expressão, traz consigo um aparelho que poderia realizar essa segunda análise em poucos minutos.”

“Muito bem, agora vamos verificar com a outra máquina. Esse é um espectrômetro. Funciona por ondas por raios infravermelhos. Muitas vezes, as formas dos cosméticos levam algum composto que pode dar positivo para esse tipo de teste. Por isso, nós temos sistemas mais modernos para que esses enganos não ocorram. Não seria a primeira vez que temos um falso positivo. Assim que levamos para o laboratório, verificamos que não é nada daquilo. E se for cocaína, vamos saber porque ele analisa por ondas. Eu tenho negativo. Este é o número químico 773 2185 e esse é o comercial. Temos um positivo e um negativo. Agora, vamos realizar no terceiro teste para não ter dúvidas.”

Os minutos passam e a mulher começa a se preocupar com sua filha que está esperando lá fora. “A primeira vez que eu tenho, ela tá toda empolgada. Vai ficar assustada quando eu não me via. Eu sei que as coisas estão assim, mas eu não faço essas coisas.”

“E a pessoa se assusta quando não está acostumada, errar é ou não é, senhora María Dolores? Nós faremos um terceiro teste, tudo bem?”

“Claro, esse aqui é um outro tipo de reagente. Depois de um positivo e um negativo, o terceiro teste vai terminar. Se esta mulher tentou introduzir drogas na Espanha porque esse tipo de produto leva arenito, açúcar, alguma coisa aqui vai servir como esfoliante. Se isso serve para suavizar a pele e o scanner vai aparecer um pouco mais escuro, olha, não seria o primeiro caso de pessoas que aparecem com esfoliantes que não são esfoliantes assim não é?”

“Só mais um pouquinho…”, pede a agente.

E a princípio, o resultado deu negativo. “Então, significa que esses frascos são legítimos e a senhora está liberada. É isso!”

(Aplausos)

Fonte: Polícia detecta drogas em mala de idosa | Controle de Fronteiras | Discovery Brasil por Discovery Brasil