Pular para o conteúdo

Pneumonia: Sintomas Iniciais e Risco de Morte.

É bem pessoal, vou falar um pouquinho da pneumonia. É uma doença muito comum no Brasil e no mundo, especialmente nos extremos de idade, ou seja, em idosos e crianças menores de 3 anos. É uma das principais causas de morte na infância, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Vamos entender um pouquinho como funciona a respiração normal e porque a pneumonia é tão grave, principalmente nesses dois grupos.

Para a gente respirar, o ar entra pelo nariz, passa pela parte respiratória, traqueia, e tal, até chegar aos nossos pulmões. Então, naturalmente, a respiração é uma forma de a gente estar o tempo todo em contato com poeira, com aero contaminante e com matéria de diversos tipos que a gente está respirando. O ar externo está cheio dessas substâncias, então nosso corpo tem uma defesa adequada para isso.

Esses períodos de estar gripado ou resfriado, por exemplo, podem mudar toda essa parte respiratória, fazendo com que a gente fique com mais muco e aumentando a incidência de pneumonia. Tanto uma pneumonia viral quanto bacteriana podem acontecer nesses casos. As bactérias que estão aqui podem proliferar em grande quantidade de muco, o que também aumenta a incidência de pneumonia. Além disso, sinusite, inflamação crônica, alergias, tomar remédios que baixam a imunidade, e até mesmo ficar internado em Hospitais faz com que a chance de ter infecção bacteriana seja maior. São múltiplos fatores de risco envolvidos.

O grande problema da pneumonia é que o ar que entra em contato com o ambiente externo com bactérias, pode prejudicar o funcionamento do nosso pulmão, importantíssimo para as trocas gasosas. Quando o oxigênio não é processado de forma adequada, além da falta de ar, pode acontecer cansaço e fadiga, justamente por não ter troca de oxigênio tão boa. A inflamação pode fazer com que a troca fique prejudicada e a pessoa sinta dor. É comum ter dor no peito e falta de ar ao respirar. Independentemente da respiração, a dor também é muito comum.

E também nos extremos da idade em especial, muitas vezes, os sintomas são enganosos e a pessoa fica prostrada. A pessoa pode sentir uma falta de apetite e de vontade de fazer as coisas que antes gostava. Nos casos mais graves, acontece a febre, que é um sintoma muito importante. Por isso, é preciso ficar atento a essas situações e procurar ajuda o quanto antes.

De uma forma geral, a pneumonia é tratável quando identificada precocemente. O médico irá pedir exames de raio-x e tomografia, além de fazer uma cultura para verificar que tipo de bactéria é e qual antibiótico será adequado. O tratamento é feito com antibióticos e, em alguns casos, a internação pode ser necessária. O importante é não deixar a doença evoluir, procurando ajuda médica o quanto antes.

Fonte: PNEUMONIA: PRIMEIROS SINTOMAS E O RISCO DE MORTE! por Julio Pereira – Neurocirurgião