Pular para o conteúdo

Perguntando ao Dr. Samuel: Episódio 57

Resposta do Dr. Samuel sobre saúde e bem-estar

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Samuel Dalelas, sou médico e este é o nosso espaço aqui no YouTube para discutirmos temas relacionados à saúde, bem-estar e qualidade de vida. Hoje, vamos responder algumas perguntas selecionadas pelo Fernando.

Pergunta da cafifa terra

“Existe algo diferente de anticoncepcional que evite os efeitos do mioma e da SOP?”

O Dr. Samuel explicou que SOP e mioma são problemas diferentes e que a SOP pode ser tratada sem pílula com mudanças na dieta, exercícios físicos e a utilização de medicamentos como a metformina. Já o mioma é um pouco mais complicado, mas quando é hemorrágico, existe um recurso chamado gestrinona que pode ajudar. No entanto, se o mioma não for hemorrágico, uma alimentação anti-inflamatória pode ajudar.

Pergunta da Elizabeth Andreazza de Freitas

“Como tratar a síndrome das pernas inquietas naturalmente?”

O Dr. Samuel afirmou que a falta de vitaminas B do complexo B (B1, B2, B5, B7, B9, B12) e de dopamina podem ser a causa da síndrome das pernas inquietas. É importante ter uma alimentação saudável e cuidar do intestino para melhorar a produção de dopamina. Alguns fitoterápicos, como mukuna, também podem ajudar.

Pergunta da Nilva Patrício

“Uma pessoa que já fez tudo errado no passado pode melhorar o organismo e reverter os danos?”

Depende do tipo de dano. Se for uma placa de aterosclerose, não é possível revertê-la. Porém, mudar os hábitos alimentares e de vida pode diminuir a probabilidade de placas se formarem ou se soltarem. Quanto a outros problemas de saúde, como pressão alta, colesterol alto e diabetes, é possível reverter com mudanças nos hábitos.

Pergunta da Margarete Santos

“Como prevenir a esclerose múltipla?”

O Dr. Samuel explicou que prevenir a esclerose múltipla é possível mantendo uma alimentação saudável, cuidando do intestino, dormindo bem e hidratando-se. Não há um exame específico para detectar a esclerose múltipla precocemente, mas é importante estar atento aos níveis de anticorpos autoimunes no sangue, que podem indicar uma maior probabilidade de desenvolver a doença.

Se você gostou deste vídeo, compartilhe com os amigos e familiares. Não se esqueça de se inscrever no canal do Dr. Samuel para receber novos vídeos todas as semanas e fazer parte do grupo VIP para receber conteúdo gratuito e exclusivo.

Fonte: PERGUNTE ao Dr. Samuel [#57 ] 🗣️🧑🏻‍⚕️ por Dr. Samuel Dalle Laste