Pular para o conteúdo

Pata de vaca: benefícios para diabetes, coagulação, gastrite e câncer.

E o que é fechar faz no seu organismo? Pata de vaca! O que que tem a ver com diabetes, coagulação do sangue, gastrite e até mesmo câncer? A pata de vaca é uma planta medicinal rica em flavonoides, esteroides, taninos e alcaloides, que tem propriedades antioxidantes, diuréticas e hipoglicemiantes. Vem comigo conhecer essa planta incrível no tratamento de vários problemas complicados. Eu vou deixar uma receitinha do chá bem no final do comentário do vídeo e as principais diferenças entre as espécies.

A pata de vaca é justamente a presença de Ramos com espinhos e flores exclusivamente brancas, ao contrário das outras espécies de outros gêneros que não têm espinhos e as suas flores têm uma coloração entre branco e rosa. Na medicina caseira, a infusão das folhas é empregada para auxiliar no tratamento de vários problemas. Ajuda, por exemplo, a controlar a glicemia. Alguns estudos feitos com ratos de laboratório mostraram que a pata de vaca controla a glicemia devido à presença de flavonoides que são capazes de diminuir a glicemia. Mas para esse efeito acontecer, é necessário a prática de exercício físico, porque o efeito é justamente estimular as células musculares na utilização da glicose e na corrente sanguínea.

Além disso, a pata de vaca tem propriedades diuréticas que estimulam a produção de urina e a eliminação do excesso de açúcar também pela urina. Ela também é usada no tratamento de problemas urinários por conta dos flavonoides que têm um efeito diurético. O mesmo flavonoide que atua como hipoglicemiante também repara as células dos rins, trata infecção urinária, pedra na bexiga ou mesmo nos rins. Como a pata de vaca é bastante diurética, ela combatem a retenção de líquidos, reduzindo o inchaço em todo o corpo. Esse efeito também ajuda a controlar a pressão arterial. Quando o efeito diurético da planta é somado ao efeito antioxidante, ela se torna altamente potente e na prevenção das doenças cardiovasculares. Ela age reduzindo o LDL, que é responsável pela formação das placas de gordura nas artérias. Portanto, ela diminui o risco de arteriosclerose, infarto, derrame, acidente vascular de um modo geral. Os efeitos antioxidantes da pata-de-vaca combatem também o câncer. Existem estudos de laboratório com células cancerosas do colo do útero, de mama e do fígado, e o estudo mostrou que a lectina presente na pata de vaca aumenta a morte das células alteradas, ajudando a destruir as células alteradas.

A pata de vaca tem também efeito coagulante do nosso sangue, e por isso ela ajuda no tratamento da hemofilia que é um problema de saúde que a pessoa não tem elementos coagulantes e acaba tendo um sangramento constante. A pata de vaca também pode ser usada no tratamento da anemia.

Você deve estar curioso para saber se a pata de vaca trata obesidade. Olha, trata sim, pelo efeito diurético que a gente já falou e porque com efeito diurético ela desincha e isso faz baixar peso e também porque toda planta que tem um efeito diurético é também anti-inflamatória. E como você já ouviu em outros vídeos meus, sempre que a pessoa tem muita inflamação no corpo, o corpo segura a pessoa e não consegue perder peso. Então, com efeito anti-inflamatório, ela vai então melhorar e facilitar a perda de peso.

Mas é claro que não dá para emagrecer sem atividade física regular e uma alimentação saudável e um sono de qualidade, que são, na verdade, os pilares de uma saúde plena. Eu dou detalhes de como aplicar os sete pilares da saúde plena no meu curso Viva com Saúde. Nele, você encontra detalhes sobre como aplicar esses pilares.

Existem também alguns efeitos colaterais que podem acontecer com o excesso do uso e também do uso prolongado. Talvez até mais o uso prolongado possa causar diarreia, alterações no funcionamento dos rins, baixo funcionamento da tireoide (o hipotiroidismo), o bócio também pode aparecer. Tem outro efeito que não chega a ser um efeito colateral, que é o fato dela baixar os níveis de açúcar no sangue e, por isso, ela pode causar a hipoglicemia. Mas se você tem diabetes, está no estado de diabetes e faz uso de medicamentos, é só você ficar atento à sua glicemia e pedir também orientação ao seu médico para você diminuir a dosagem dos medicamentos se você observar um efeito positivo nesse sentido de baixar a glicemia. E as pessoas que têm hipoglicemia, essas devem então redobrar os cuidados.

Se você precisar usar essa planta, a pata de vaca, ela não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos de idade, mulheres grávidas nem as mulheres que estiverem amamentando. A pata de vaca pode ser usada na forma de chá, cápsulas e tinturas. Ela é encontrada em lojas de produtos naturais, em lojas que vendem ervas desidratadas, em farmácia de manipulação ou em alguma farmácia maior que tenha mais variedades de opções. A parte utilizada da pata-de-vaca inclui folhas, raízes e flores.

O chá da pata de vaca você prepara da seguinte forma: você pega uma colher de mesa das folhas secas ou frescas picadinhas e coloca uma xícara de chá de água fervente. É só coar o chá, esperar amornar e beber uma a duas xícaras de chá de pata-de-vaca por dia. Dá para tomar até três xícaras de chá nos intervalos das refeições, dependendo do problema que você está querendo resolver. Já as cápsulas de 250mg você encontra e pode usar duas vezes ao dia. A tintura você pode usar de 30 a 40 gotinhas também três vezes ao dia, conforme a orientação também do profissional que vai estar te orientando. Tá certo?

Gostou? Deixe seu like, se inscreva no meu canal. Me acompanhe também no Instagram, no Facebook. Até o próximo vídeo!

Fonte: Pata de vaca: diabetes, coagulação, gastrite, câncer… por Angela Xavier