Pular para o conteúdo

Parvovirose e Cinomose: Saiba Como Diagnosticar Estas Doenças Virais em Cães.


Olá pessoal, tudo bem? Bem-vindos ao nosso canal Dica do Veterinário!
São tantas as perguntas que o pessoal faz no nosso canal perguntando a respeito de algumas doenças virais. Entre elas, as mais comuns que acometem os nossos cães são a Parvovirose e a Cinomose.
Sabemos que o Brasil é um país que tem muitos animais errantes, muitos animais nas ruas abandonados. E muitas pessoas têm o costume de adotar e acolher para cuidar melhor de seus animais. Grande parte desses animais que estão nas ruas não têm uma unidade tão boa, e às vezes a gente pega um filhotinho, o mesmo doado, pessoal que criou a cadela cruzou, não sei quem, acaba adotando um cachorrinho. Pega o filhotinho, acho bonitinho, quero ajudar, vou levar o cachorro pra casa. E aí você traz, deixando para casa, porque você já pegou da rua. Porque você já está ajudando ele. Próprio motivo que pegou de um vizinho, de um parente, de uma amiga, de não sei quem. E às vezes, pra você não gastar, já ganhou o animalzinho. Se está pegando para ajudar, você acaba não fazendo as vacinações corretas nesse animal. Que grande parte das vezes que a gente ganha, a maior incidência em vacinas é o animal vem com uma vacina nacional. Que é uma vacina que não faz uma completa e correta imunização animal. E você não faz o Passe não sai mal. Você fala depois eu faço, esperar crescer um pouquinho, depois faço mais pra frente. Mas pra frente, e quando você deixa, sozinho, e está com quatro meses, três meses, você não fez uma vacina importada, que nós sabemos ser boa. E ele acaba começando a manifestar sintomas de vômito, Diarreia, Dére Com Sangue. Ele começa a ficar prostrado, apático, abatido, cabeça baixa. Já não quer comer, já não quer brincar, a vomitar dando bastante aquele vômito com um líquido amarelado, aquela espuma esbranquiçada. E aí, você começa a ficar preocupado, “Doutor, que está acontecendo com meu animalzinho?”. Manda as perguntas pra gente aqui nos nossos comentários. “Meu nome é com o Meia-Tar-tá. Pato está prostrado, o que pode ser?”. E grande parte das vezes é: eu sempre pergunto a respeito das vacinas importadas, como estão os vermífugos compostos no animal? Porque você não fez o vermífugo e não fez as vacinas, é grande a chance do seu animal estar realmente com uma doença viral como a Parvovirose e a Cinomose.
São casos como esse que eu recomendo que você precisa realmente da ajuda do veterinário. Você precisa levar o veterinário, tem que ver a mucosa, tem anemia ou não tem. Vai ter que virar a situação cardíaca, auscultação pulmonar, vou fazer TV, tem dor abdominal ou não tem. E aí agente tem diferenciar, saber que tipo de doença é. A Parvovirose e a Cinomose. Às vezes a pessoa acha que só pelos sintomas já vai saber e vai iniciar o tratamento e tal. E às vezes a pessoa pegou da rua e já queremos combater inajá. Que é buscar um auxílio para poder ter algum direcionamento de como fazer o tratamento para esse animal. Para saber se está bem ou não. Eu sempre recomendo que é importante agente fazer um exame de sangue para ter certeza se está tudo bem com o animalzinho ou não. Então, um exame de sangue, a gente consegue descobrir se a imunidade está boa ou não, se tem alguma doença do carrapato, se ele tem possibilidade de apresentar alguma doença viral. Está respondendo imunologicamente ou inflamatóriamente algum tipo de doença. Tudo isso é coisa de sangue.
E o tema desse vídeo de hoje que decidi gravar para vocês é: vocês podem ver aqui atrás que está o desenho de uma raquetezinha. Vou perguntar o que é isso aí. E isso é um teste rápido. Então, existe no mercado o que a gente chama de teste rápido para doenças virais. Então, recomendo que vocês procurem o veterinário se estão fazendo esse teste. Quando você vê que seu animal está apático, prostrado, Diarreia com sangue, ou mesmo que os animais começam a emagrecer, perdem alguns quilinhos e a gente fala “Poxa, será que é a Parvovirose?” ou “Cinomose”. Tem algum tipo de sintoma assim. E às vezes a pessoa fica com dúvidas, saber se é a Cinomose, Parvovirose ou não. E aí, no mercado, existe um teste rápido, que a gente faz com a amostra de sangue do animalzinho, para poder saber se é realmente a Cinomose ou não. Se é realmente a Parvovirose ou não. A grande vantagem desse teste é que você não fica perdendo tempo com o tratamento errado, que as pessoas acham “Nada, será que é isso?”. Aí, faz um verme, faz o Tônus, faz 3D2 e espera cinco dias para sete dias para fazer o mesmo. Dessa forma, não. Você pegou um animal na rua, pegou igual na casa de alguém, acolheu o animal e levou pra casa. Procurou um veterinário, já pedindo pra ele fazer um teste rápido para saber se é a Cinomose, Parvovirose. E aí, dessa forma, você já faz o teste, você já sabe se ele está doente ou não está doente. E aí, você já tem, de que o animal tem tratado, em você já iniciou o tratamento antes de manifestar os sintomas.
Grande parte dos animais que começam a manifestar sintomas de Vômito, Diarreia e tal, eles já vieram doentes de casa, já vieram da rua. E você acha que ele pegou a doença na sua casa, mas não. Ele já veio doente. Então, fazendo esse teste, grande parte das vezes, você já vai ter certeza de que está vindo de casa com a doença, e aí você pode fazer o tratamento o quanto antes para ele tá. Se ele não tiver, melhor ainda. E aí, você sabe que está mais saudável para você poder levar pra casa e seguir o tratamento correto. Fazendo as vacinas importadas, como a gente recomenda. Já falamos em outros vídeos, tá bom? Agente espera que tenha ajudado vocês, né? Compartilhe esse vídeo e mostre os seus amigos. E a importância que é de fazer um exame de sangue, fazer as vacinas em dia, as vacinas importadas e um teste rápido para ajudar vocês. Obrigado e vejo vocês no próximo vídeo.
Fonte: Exame para Diagnosticar Parvovirose e Cinomose nos Cães, as Principais Doenças Virais por Dica do Veterinário