Pular para o conteúdo

Parto Normal em Mulheres com Alta Miopia na Gravidez

Minha miopia durante a gravidez – Canal da Caroline

Oi, bom dia, boa tarde ou boa noite para você que está chegando aqui no canal através desse vídeo. Bom, em primeiro lugar, para você que não me conhece, meu nome é CarolineOi e esse é o meu canal. Sejam muito bem-vindos! Muitas pessoas chegam aqui através dos meus vídeos de óculos, não sei se foi o seu caso, mas fique à vontade. Se gostar do canal, se inscreva, curta e compartilhe os vídeos com seus amigos.

Bom, gente, o vídeo de hoje é para falar um pouco sobre a minha miopia dentro do contexto da gravidez. Para quem não sabe, eu estou grávida, vou engravidar em fevereiro e nesse exato momento estou com 28 semanas, ou seja, sete meses e meio. Eu confesso a vocês que fico um pouco perdida nessas contagens, mas enfim, isso é bom.

Ontem eu fui no oftalmologista para conversar com ele e fazer a minha revisão anual, mas também conversar com ele sobre a questão do parto. Eu tenho pretensão de fazer parto normal e a gente sabe que existem alguns estudos relativos à relação entre parto normal e alta miopia. Então, é interessante a gente pesquisar, né? Principalmente para você que está chegando aqui e não sabe, eu sou considerada uma alto míope e meu grau é menos 17 e fração. Eu também tenho astigmatismo um pouco, então, em tudo na nossa vida a gente tem que ter prudência, penso eu. Como eu tenho essa pretensão, fui conversar com o médico sobre essa carta dos riscos. Alguns médicos, não sei se todos os casos de patologias existentes nos olhos, aconselham que você não faça o parto normal. Bom, então eu cheguei lá para conversar com o doutor. Eu falei para ele que estava grávida e realizei alguns exames. Eu só não realizei o de mapeamento de retina porque necessitaria de estar com o olho dilatado.

Vamos lá, eu cheguei para ele e perguntei como estava a minha visão. Eu tenho aqui um comparativo dos seus exames anteriores e em segundo lugar eu posso observar que está tudo tranquilo com o olho e é aí eu disse assim, “doutor, porque existe essa restrição do parto normal com alto grau de miopia?” Aí ele me falou sobre a manobra de Valsalva, que é justamente a relação entre você prender a respiração e a pressão abdominal. Nisso, que você prender a respiração no parto, você naturalmente aumenta a pressão intra craniana na cúpula do olho e isso vai se refletir nos seus olhos. Então, assim, a princípio, ele disse que eu não tenho nenhuma restrição e que eu posso sim fazer o parto normal, diante do meu histórico. Ele até me achou corajosa. Eu conto porque é…

Ele disse que muitas vezes existe essa restrição por conta dessa manobra de Valsalva, que é justamente esse ato de fazer isso, prender a respiração e fazer pressão. Existem estudos relacionados à expulsão do feto que parece que se dá mais breve fazendo esta manobra de prender a respiração e fazer força. Então, por isso que se fala dessa questão de ser arriscado e tudo. Claro que existem casos em que não é recomendado, não são todos os casos de alto míope que é recomendado. E outra coisa, muitas vezes não se faz pela via normal por conta de um possível descolamento de retina.

Lembrando que aqui no meu vídeo já falei que eu já fui duas vezes fazer o laser. Não para correção do grau, mas existe um procedimento que é como se ele selasse a sua retina, para evitar que exista esse descolamento. Então, já fiz duas vezes. Isso já me dá um respaldo a mais. E aí ele chegou assim, eu fiz os exames e ele disse que não iria fazer uma receita nova porque realmente na gravidez tende a ter uma alteração que muitas vezes se reverte depois do parto. Então, eu deixei para fazer avaliação do meu grau posteriormente.

Como eu me sinto na gestação? De um modo geral, me sinto muito bem. No segundo mês, quando entrei no segundo mês, eu comecei a sentir um pouco de visão turva às vezes. Quando eu ia focar muito em alguma coisa, eu sentia uma leve distorção, mas não é uma coisa que me impede de fazer leituras, estudar ou dirigir. Graças a Deus, na gestação, eu não tenho experimentado efeito de fotofobia. Graças a Deus, meu olho tá bem tranquilo em relação a isso. Então, não mais foi logo no início da gestação o que eu senti é esse efeito de distorção.

O médico disse que não ia fazer uma receita nova agora por conta dessa alteração que pode se reverter depois do parto. Mas é importante a gente se cuidar. Eu tenho menos 17 e tenho no campo de visão muito bom. E aí, eu fiz o teste, consegui enxergar as letrinhas lá e tal e para mim isso foi muito legal. Então, assim, se você está grávida, tem um alto grau ou outra qualquer outra coisa associada à visão, é interessante você fazer uma consulta. Apesar que o meu obstetra disse que não tem nenhuma obra, mas a gente tem que procurar a pessoa que é especialista naquela área, né? Então, eu fui procurar a pessoa certa, que é o oftalmologista. E também é importante você procurar um bom profissional, fazer os exames regularmente dos seus olhos, assim como sua saúde geral. São pessoas que me cuido muito, sempre faço os exames de sangue e tudo e eu não poderia negligenciar, né?

Essa é meu apanhado da minha gestação até agora e sobre essa questão da relação do parto normal com a alta miopia. Espero que vocês tenham gostado e se vocês também já são mamães que passaram por essas dúvidas, compartilhem aqui comigo. Será uma troca muito especial de informações. Um beijo e até a próxima!

Fonte: Gravidez: Alta Miopia x Parto Normal por Caroline Pessoa