Pular para o conteúdo

Parestesia: causas e sintomas de formigamento no lábio e língua.


Olá, tudo bem? Seja bem-vindo! Para quem não me conhece, eu sou a Torino, cirurgiã-dentista e professora. Hoje vamos falar sobre um problema muito grave que é a perda da sensibilidade no lábio ou na língua. Se você conhece alguém que está com esse sintoma ou se você está sentindo esse sintoma, continue acompanhando este texto para entender por que isso acontece.
A perda da sensibilidade de forma temporária é causada por uma agressão, um trauma ou uma alteração sistêmica, podendo ser até vascular no feixe nervoso responsável pela elevação daquela região, no caso, o lábio e a língua. A parestesia pode afetar inervações periféricas, quer dizer, mais superficiais, mais próximas da pele, ou ainda raízes mais profundas dos mesmos.
É comum as pessoas relatarem a sensação de formigamento, a sensação de ardência, a sensação de friagem, de flacidez ou até mesmo choque. É muito comum ocorrer parestesia após tratamentos odontológicos, principalmente após a aplicação de anestesia ou após tratamentos cirúrgicos.
Traumas que possam danificar alguma terminação nervosa ou deformações que possam comprimir os nervos causam a parestesia, além disso, informações diretas no sistema nervoso também podem afetar e ainda há alguns problemas vasculares que podem comprometer a inervação.
O problema pode ser temporário ou permanente, mas para estes casos temporários, elas podem variar em seu tempo, cada pessoa pode reagir de uma maneira diferente. Em média, alguns autores afirmam que até oito semanas é o tempo médio que os sintomas têm, mas pode levar mais tempo e a sensibilidade pode voltar ao normal.
O risco de ser uma lesão permanente começa a aumentar. Então é preciso ter bastante cuidado, mas existe um tratamento logo após perceber que esse desconforto não passa, a sensação de dormência permanece. É importante conversar com um profissional o mais rápido possível para tomar medidas mais apropriadas.
Algumas alternativas como laser de baixa frequência, complexos de vitamina B para auxiliar a reparação nervosa são bastante usadas nos mecanismos de recuperação do sistema nervoso quando eles são afetados, em traumas cirúrgicos ou em alguns comprometimentos em função de lesões. Mas é muito importante sempre ter o auxílio do profissional.
Algumas terapias como fisioterapia como eletroestimulação, terapias com calor e frio podem auxiliar também. Mas é importante que você tenha sempre um acompanhamento médico ou o seu profissional cirurgião-dentista.
Fonte: Formigamento no lábio e na língua – Parestesia por Dr. Ervino Siebel