Pular para o conteúdo

Ozonioterapia para queda de cabelo: o que a ciência diz?

Olá pessoal, tudo bem? Aqui é o Senhor Lucas Fustinoni e hoje quero conversar com vocês a respeito da ozonioterapia em relação ao tratamento capilar. Essência diz sobre isso que a realidade é que não existe verdade científica por trás do tratamento da ozonioterapia, que infelizmente é bastante utilizado sem controle. Só porque não sabe, eu moro aqui nos EUA, então sempre levo as últimas informações científicas para vocês. E digo isso porque a legislação do Brasil e dos Estados Unidos é bastante diferente, e tem muitas coisas que são totalmente permitidas aqui, mas já são proibidas no Brasil há mais de 15, 20 anos. E uma delas, por exemplo, é o PRP, que é o plasma rico em plaquetas, que tem evidências científicas demonstrando benefício, e aqui é utilizado popularmente, enquanto no Brasil, infelizmente, ainda é proibido, e os médicos não podem utilizar essa ferramenta tão eficaz.

E quanto à ozonioterapia, infelizmente, ainda não existem muitas pesquisas científicas, principalmente em relação ao couro cabeludo. Muitos alunos meus perguntam sobre essa terapia e querem saber mais sobre seus benefícios. Mas a gente fica muito assim, baseado em pouca evidência científica. Para vocês, tenho certeza que tudo que a gente leva em artigo científico tem muitas pesquisas, realmente de revistas sérias, para poder levar uma informação realmente confiável. Infelizmente, quando a gente fala de ozônio, não tem tanta pesquisa.

Mas existe uma pesquisa bem interessante chamada “Perfeição usando Ozônio”. É uma série on your Hair Style que diz assim: os efeitos dos ônibus no ciclo de crescimento capilar. E foi demonstrado que o ozônio pode auxiliar realmente no crescimento capilar. Então, os defensores do ozônio apontam seu efeito como antipatógena, ou seja, ele pode matar substâncias que são ruins para o couro cabeludo, como fungos, bactérias e também estimular a proliferação de fibroblastos.

Para quem não sabe, o fibroblasto é uma célula que produz colágeno. Quanto mais colágeno tiver na matriz do folículo, mais ele vai ficar estável e crescer de maneira saudável. E muitas pessoas utilizam a ozonioterapia para questões de cicatrização de feridas, melhorando também essa parte das bactérias e fungos que podem estar danificando aquele visual e também estimulando os fibroblastos a se proliferar.

Mas, como eu falei para vocês, infelizmente, a gente ainda não tem tanta evidência científica apontando-se os efeitos do ozônio para a parte capilar. E a gente fica um pouco receoso em orientar esse tipo de técnica. E lembrem-se que, como todo o que a gente vê na natureza, como qualquer remédio, a gente existe sim a dose terapêutica, que vai trazer benefícios, mas também existe a dose tóxica. E muita gente começa a usar o ozônio e falando que é bom, e pode trazer consequências negativas para a saúde. É muito importante a gente não sair por aí utilizando de qualquer maneira.

Eu sei que na internet consegue comprar os equipamentos por um preço super em conta, mas lembre-se que no ser humano tem algumas restrições e pode trazer alguns malefícios. É importante esperar um pouquinho mais por estudos científicos até para demonstrar a questão de concentração e de uso específico para cada caso.

Era isso que eu queria trazer para vocês, a deficiência atualmente. Isso é importante. Pode ser que quando vocês estiverem assistindo esse vídeo, já tenha estudos científicos mais atualizados sobre esse ponto também, mas quem sabe. O ozônio fica aí mais uma terapia para o combate à queda de cabelo e vários outros problemas de saúde, mais para frente. Eu espero ter ajudado a esclarecer realmente essa questão bastante polêmica em relação ao ozônio.

E não se esqueçam de se inscrever no canal! Toda semana eu levo um conteúdo de muita qualidade para vocês, realmente muita pesquisa, para te trazer informações confiáveis sobre esse e outros assuntos relacionados à saúde e ao bem-estar. As estatísticas mostram que muitas pessoas que estão assistindo provavelmente ainda não são inscritas. Então, se inscreva e deixe seu like para ajudar a gente!

Fonte: O que diz a ciência sobre o uso da OZONIOTERAPIA para tratar a queda de cabelo? por Dr Lucas Fustinoni