Pular para o conteúdo

Ovo é permitido na dieta de quem tem gastrite?


Olá, aqui é a Senhora Montanha e a pergunta de hoje é: quem tem gastrite pode comer ovo? Vou passar a palavra para a Doutora Solange Montanhe responder.
Primeiro ponto, depende da tolerância de cada pessoa. Existem pessoas que comem bananas sem dor de estômago, por exemplo, enquanto outras já sentem desconforto. Por isso, é importante o acompanhamento individualizado para saber o que você tem alergia, intolerância ou tolera.
Segundo, a clara do ovo é rica em enxofre, o que pode causar produção excessiva de gases e refluxo em algumas pessoas. Já em casos de síndrome do intestino irritável, o enxofre pode ser prejudicial, por isso, é importante evitar o consumo do ovo.
Muitas pessoas dizem que não há problema em comer ovos por causa do ph neutro, porém é importante lembrar que o ovo é um alimento de origem animal de alto valor biológico, o que pode gerar inflamação no corpo e prejudicar a digestão.
Outro ponto são as proteínas ovomucoid e ovoalbumina, que são responsáveis ​​por causar alergias alimentares e podem passar pela barreira da mucosa intestinal, entrar na corrente sanguínea e agravar a gastrite.
Um fator importante que deve ser considerado na ingestão de ovos é a gordura. Se você tem gastrite e a digestão lenta, ingerir gordura pode retardar ainda mais o processo e gerar desconfortos.
E ao contrário do que se pensa, a proteína de origem animal pode roubar o ferro e cálcio do seu corpo, ao invés de fornecê-los.
Portanto, é importante buscar orientação de um profissional para uma dieta adequada, levando em conta as particularidades de cada indivíduo e respeitando o estágio da doença. Uma mudança no estilo de vida, como a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, pode ser uma ótima maneira de auxiliar no tratamento da gastrite.
Fonte: Quem Tem Gastrite Pode Comer Ovo? por Solange Montanha

Marcações: