Pular para o conteúdo

Osteoporose: Dicas para uma vida saudável


Se você tem osteoporose, então eu vou te contar uma coisa que talvez nunca te contaram e que é muito importante no tratamento. Vamos lá! Olá, me chamo Marcelo Werneck, sou coloproctologista em Belo Horizonte em São Paulo. Esta é a primeira vez? Lembre-se de se inscrever no canal, curta o vídeo também, não custa nada. Vocês me ajudam a fazer mais vídeos para vocês.
Quando falamos em osteoporose, a gente já pensa logo em vitamina D e cálcio, não é mesmo? Mas tem mais do que isso! Esta dica que eu vou te dar aqui hoje é muito importante, talvez tenham te falado para fazer por outro motivo, mas osteoporose é muito raro de se falar. Essa dica é diminuir o consumo de sal. Por que isso? Porque o sal é rico em sódio e o sódio precisa ser eliminado do nosso organismo. Para eliminar o sódio, a gente precisa de água que vira urina, e também de cálcio. É obrigatória essa eliminação de cálcio. Quanto mais sódio você ingerir, mais cálcio você vai perder. Esse cálcio vai vir dos ossos, já que 99% das nossas reservas de cálcio estão nos ossos.
A gente tem um equilíbrio, a gente está continuamente produzindo e perdendo o osso. Isso é para manter os nossos níveis de cálcio no sangue e também para fazer um remodelamento ósseo, que é um processo natural. Só que quando a gente precisa eliminar mais sódio, o que acontece? A gente vai terminar junto aquele cálcio. Para cada 400 mg de sódio que a gente elimina, a gente vai eliminar 60 MG de cálcio. Só que o sódio é muito mais abundante no nosso organismo e na nossa dieta. Então, quanto mais a gente comer, mais a gente vai perder, a gente vai desmineralizar os nossos ossos.
É claro que existem outros fatores que a gente precisa também fazer para manter os ossos saudáveis, como eu já falei antes. A gente precisa de uma ingestão de cálcio, que é fundamental e tem que ter na nossa dieta ou a gente faz uma reposição. Além disso, a gente precisa da vitamina D, cuja principal função é mineralizar os ossos, mas tem inúmeras outras funções no nosso organismo. A principal forma de produzir vitamina D, acho que todo mundo sabe, é tomando sol. Só que hoje em dia, a gente toma muito pouco sol, então a gente acaba tendo que repor essa vitamina D. É muito comum a vitamina D baixa, então a gente vai diminuir o sódio, ingerir o cálcio ou suplementar o cálcio e tomar bastante sol ou tomar vitamina D.
Além disso, é outra coisa muito importante que a gente esquece, para a gente fortalecer os nossos ossos, a gente precisa de estímulo. Como eu falei, o remodelamento ósseo faz parte do dia a dia do nosso organismo. Está continuamente produzindo, quebrando o osso ali, mas também para remodelar onde a gente precisa, as regiões de maior tensão. Então, se a gente fica muito parado ou idoso acamado, o que o organismo entende? Que não tá precisando de ossos fortes. Então, atividade física é o maior estímulo para produção de ossos. É claro que a gente tem que fazer atividade física que a gente dá conta, sem forçar demais. Se a pessoa tá com osteoporose, ela tem um risco muito aumentado de fraturas, que atuam especialmente no idoso e podem ser muito graves.
Fora isso, uma coisa que eu acho que todo mundo sabe também é que tem aquela variação hormonal. As mulheres depois da menopausa tem que ter uma atenção especial a isso. Então, assim, consulte o ginecologista, endocrinologista ou o trópico para manter os seus níveis hormonais de forma adequada para manter a mineralização óssea. Espero que o vídeo tenha ajudado. Aqui no canal tem muito mais dicas sobre saúde, especialmente saúde intestinal, mas que vai se refletir no nosso organismo como um todo. Então, se inscreve, ajuda a compartilhar, curte o vídeo e participa das minhas live para eu responder as perguntas de vocês ao vivo. Um grande abraço e vejo vocês logo logo.
Fonte: Faça isso se você tem osteoporose! Essa dica é pra você! Como ter uma vida saudável. por Dr. Marcelo Werneck