Pular para o conteúdo

Osteoporose: Causas, Sintomas e Tratamentos – Fala Doutor.


A Osteoporose: uma doença que requer atenção
A osteoporose é uma doença bem conhecida, principalmente na população com mais de 60 anos. É a doença mais frequente dos ossos, chamando de osso poroso. A principal causa de mortes são as doenças cardíacas, representando de 50% a 60% dos casos. No entanto, 20% dessas causas são fraturas por osteoporose e o câncer que gera medo representou 10%. Ou seja, a osteoporose mata duas vezes mais do que todos os cânceres juntos. As mulheres são as que mais sofrem, representando 70% dos casos diagnosticados.
A Dona Suleiman entrou para essa estatística recentemente, aos 82 anos de idade, ela descobriu a doença em um exame de rotina. A osteoporose mudou o dia-a-dia da aposentada. “Mudou porque agora não posso mais fazer as atividades na minha casa que eu gostava. Adoro a limpeza e arrumação, aceitar a cozinha. Então agora eu faço mais trabalhos voluntários que não exigem muito esforço físico, e é preciso redobrar a atenção mesmo”.
A osteoporose é uma doença que não apresenta sintomas imediatos. O osso vai enfraquecendo com o passar do tempo e vira uma espécie de esponja. Se ela não tiver uma alimentação adequada, se não tiver uma reposição hormonal e se não tiver uma atividade física, e se o uso normal pode evoluir para a osteopenia e até mesmo para a osteoporose, aumentando o risco de fraturas.
Se a pessoa consome leite normalmente, não precisa fazer a suplementação de cálcio. Porém, se ela tem alergia ou intolerância, é muito bom usar o cálcio. E é preciso lembrar da parte genética. As mulheres brancas e fumantes têm uma incidência muito maior de osteoporose do que as mulheres negras. As que estão na menopausa também apresentam grande probabilidade de desenvolver a doença.
Dona Suleiman faz o dever de casa direitinho: toma os remédios para fortalecer os ossos na hora certa, faz caminhada e aproveita bastante o sol da manhã que bate direto em sua cama. “Graças a Deus, eu fui abençoada com isso, o sol da manhã que a vitamina D e pode fortalecer os ossos, e ele bate em cima da minha cama. Então eu levanto, tomo café e volto para cantar. É total!”.
Só a prevenção é a grande arma contra a osteoporose. O médico alerta que ações para fortalecer o sistema músculo esquelético devem ser realizadas ainda quando estamos no útero. O que a mãe come, ajuda na formação óssea do bebê. Então, a prevenção da osteoporose é feita durante toda a vida. Para quem não conseguiu escapar e precisa conviver com a doença, o segredo é espantar um dos maiores vilões do tratamento: a indisciplina. “Eu me cobro muito”, conclui Dona Suleima.
*Este texto foi adaptado de uma reportagem da TV Record.
Fonte: Fala Doutor: Osteoporose por Tribuna Online