Pular para o conteúdo

Os efeitos colaterais do antibiótico na eficácia do anticoncepcional

Muitas mulheres hoje em dia tomam anticoncepcional hormonal como método contraceptivo. Diante da necessidade de prescrever antibióticos, é responsabilidade do cirurgião dentista ou médico alertar o paciente aos possíveis efeitos colaterais e diminuição da eficácia do anticoncepcional.

Mas, será que de fato todos os antibióticos podem diminuir a eficácia do anticoncepcional? A resposta é sim e não. Teoricamente, o mecanismo pela falha na contracepção em virtude da interação com o antibiótico seria alterações na absorção e metabolismo da droga.

Mas, o que diz a literatura em relação às possibilidades? O fato é que o antibiótico podem se eventualmente diminuir a eficácia mas não todos os antibióticos. Essa revisão de literatura nos diz que, até o momento, apenas os antibióticos da família das penicilinas e cefalosporinas apresentam indícios consideráveis na possibilidade de interação. Como excepcional, e quanto aos principais antibióticos utilizados na antologia, como por exemplo as penicilinas e cefalosporinas, a retrô-medicina tem da medicina no que tange esses antibióticos e se o trabalho de revisão de literatura sugere que, até o momento, não há evidências que esses antibióticos venham diretamente interferir na eficácia do anticoncepcional.

Porém, os autores salientam que os dados revisão são limitadas e insuficientes, especialmente para alguns antibióticos, como por exemplo, o método na sol, que usamos também em alguns casos, e também para os profissionais não orais.

Agora, temos que ficar atentos aos efeitos adversos do antibiótico, por exemplo, os casos onde o paciente pode ter um quadro de diarréia. Nessas situações, não custa nada levar o paciente para considerar ciclo sob suspeita.

Resumindo, as evidências sugerem que a maioria dos antibióticos que utilizamos rotineiramente parece não interferir, porém, é válido a visão do paciente quanto à eficácia do anticoncepcional no caso onde descrevemos metronidazol e também nos casos os pacientes que fazem uso de anticoncepcionais não orais, por conta de não termos trabalhos bem conduzido até o momento.

Ok, então, essa foi uma dica de hoje. O forte abraço e beijo no próximo vídeo. Uma dica rápida: se você quiser participar da próxima turma no curso de zezinho local na prática, é só clicar aqui abaixo as canções que você vai ser direcionado para uma página onde os proprietários como funções custo se for do seu interesse. Teremos mesmo prazer conhecimento na nossa plataforma de – um forte abraço e até a próxima.

Fonte
Antibiótico corta o efeito do Anticoncepcional? por Fernando Giovanella