Pular para o conteúdo

Organize sua rotina de medicamentos com horários divididos

Como definir horários para tomar medicamentos

Olá pessoal, aqui é a Talita Lima, farmacêutica do Canal Vida de Farmácia. No vídeo de hoje, vamos falar sobre a melhor forma de ajudar o paciente a definir os horários para tomar várias doses do medicamento ao longo do dia. Assista e confira, mas antes, convido você a se inscrever aqui no canal e ativar todas as notificações para não perder nenhum conteúdo.

Esse vídeo será bem simples, mas tenho certeza que irá facilitar bastante o seu dia a dia. Vamos para alguns exemplos de prescrição:

  • Prescrição uma vez ao dia: Oriente o paciente a tomar o medicamento sempre no mesmo horário. Ajude-o também a definir se é melhor tomar ao acordar, antes ou junto de alguma refeição, ou antes de dormir. Essas informações você pode encontrar na bula do medicamento.
  • Prescrição de 12 em 12 horas: Isso equivale a duas vezes ao dia. Ajude o paciente a definir o melhor horário para ele, por exemplo, sete horas da manhã e sete horas da noite.
  • Prescrição de 8 em 8 horas: Isso equivale a três vezes ao dia. Eu gosto bastante de sugerir o horário das sete horas da manhã, três da tarde e onze horas da noite, pois nesse horário não é preciso madrugar. Mas sempre pergunte ao seu paciente sobre a rotina dele e adapte-se, se for necessário. Daí é só adiantar ou atrasar os horários.
  • Prescrição de 6 em 6 horas: Isso equivale a quatro vezes ao dia. Você pode sugerir seis da manhã, meio-dia, seis da tarde e meia-noite, ou adaptar adiantando ou atrasando esses horários. Por exemplo, pode ser também às dez da manhã, às quatro da tarde, às dez da noite e às quatro da manhã. Independentemente do que escolher, o paciente acaba tendo que sacrificar ou só a manhã ou só a noite.
  • Prescrição de 4 em 4 horas: Isso equivale a seis vezes ao dia. É muito comum ver esse tipo de prescrição em colírios, mas não somente nisso. Uma sugestão de horário é quatro da manhã, oito horas da manhã, meio-dia, quatro horas da tarde, oito horas da noite e meia-noite. Nesse caso, o paciente acaba tendo que, em uma das tomadas, acordar no meio da noite para administrar o medicamento.

Definir um horário junto ao paciente durante a dispensação com certeza o ajudará bastante, pois muitos pacientes têm dificuldade em estabelecer o melhor horário e acabam tomando um medicamento de forma errada. Então, incentive a colocar para despertar para não se perder com a tomada dos medicamentos.

Espero ter ajudado de alguma forma. Dúvidas e perguntas deixe abaixo nos comentários. E se você gosta desse tipo de conteúdo, que era uma versão ainda mais resumida desse vídeo, seja também no Instagram. Deixe seu like, compartilhe com seus colegas da área. Obrigado e até o próximo vídeo.

Fonte
Divisão de horários para tomar medicamentos por Vida de Farmácia