Pular para o conteúdo

OMS declara pandemia do coronavírus: últimas atualizações

Pandemia de Coronavírus

Boa noite a todos, o mundo está sob uma pandemia de coronavírus. As informações com Paulo Leite:

  • Mais de 120 mil casos confirmados em 114 países;
  • Quase cinco mil mortes confirmadas;
  • 70 mil pessoas infectadas foram tratadas e se recuperaram.

Apesar disso, as autoridades pedem calma e lembram que não há motivo para entrar em pânico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressaltou que em duas semanas o número de países afetados pelo novo coronavírus triplicou. A OMS está preocupada com a severidade dos casos e também com os níveis alarmantes de falta de ação. O diretor-geral da OMS explicou que a pandemia não significa desistência de lutar e que é preciso mais do que nunca focar na prevenção. Ele ressaltou que essa pandemia pode ser controlada e pediu medidas mais agressivas por parte dos países.

Casos pelo mundo

Mais de 90% das infecções foram notificadas em apenas quatro países: China, Coreia do Sul, Irã e Itália. A China e a Coreia do Sul já apresentam quedas significativas nos casos. A Itália é o país mais afetado da Europa e adotou restrições de circulação para conter o surto, como o fechamento do comércio e a garantia de um metro de distância entre clientes dentro de restaurantes.

Pandemias históricas

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. A exemplo mais recente foi o vírus influenza H1N1 que causou a pandemia da gripe suína em 2009. Tem também a AIDS que atingiu o pico entre 2005 e 2012. Uma das pandemias mais graves já enfrentadas ocorreu entre 1918 e 1920, quando cerca de 50 milhões de pessoas morreram na gripe espanhola – número maior do que os da Primeira Guerra Mundial.

Casos em outros países

No noroeste da Síria, região que enfrenta 9 anos de guerra civil e que resultou em quase um milhão de refugiados, não há registros do COVID-19 até o momento, mas médicos alertaram que os campos não aguentariam em caso de surto. A República Democrática do Congo e Honduras relataram os primeiros casos, enquanto Indonésia, Líbano e Panamá tiveram suas primeiras mortes. O aeroporto de Bagdá foi desinfetado. Moradores de Madrid enfrentaram o primeiro dia de medidas rigorosas para combater o coronavírus depois que o governo espanhol fechou escolas em várias regiões e desaconselhou todas as viagens não essenciais.

Papa Francisco e Emmanuel Macron

No Vaticano, depois de interromper suas aparições em público, o Papa Francisco agradeceu os médicos que lutam contra o novo coronavírus em uma audiência transmitida pela internet. Já o presidente francês, Emmanuel Macron, subiu o tradicional aperto de mão e resolveu cumprimentar o Rei e a Rainha da Espanha com na master estilo indiano.

Fonte
Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus por TV Brasil