Pular para o conteúdo

OMS declara pandemia do coronavírus

A Organização Mundial da Saúde declara o novo coronavírus como pandemia

Hoje, a Organização Mundial da Saúde declarou que a COVID-19, a infecção provocada pelo novo coronavírus, tornou-se uma pandemia, situação em que uma doença se propaga globalmente ou de forma rápida e simultânea. Já são mais de 125 mil casos em 121 países e territórios.

  • A brasileira que vive em Londres e contraiu o vírus está em quarentena
  • A Europa está sucumbindo diante do vírus
  • O foco deixou de ser apenas a Itália
  • Restrições estão sendo impostas em diversos países
  • A situação é considerada um problema global que só deve crescer nas próximas semanas

Ao elevar o status do novo coronavírus para uma pandemia, a Organização Mundial da Saúde confirmou que a COVID-19 já está sendo transmitida sem controle em boa parte do mundo. O diretor da OMS criticou o que classificou de nível alarmante de falta de atitude de alguns países.

Quarentena em Londres

Flávia contraiu o vírus na Itália. Ela foi esquiar no norte do país com o namorado. Aos 36 anos, teve apenas sintomas leves. Depois de 9 dias, começou a sentir um pouco de gripe e ligou para o serviço de saúde britânico. Eles mandaram alguém para testá-la e ela teve resultado positivo.

Flávia teve dificuldades em lidar com o sistema de saúde britânico, considerado um dos melhores do mundo. Ela disse que eles ainda estão tentando entrar no eixo e que deve haver casos demais para o recurso que eles têm. Eventualmente, começaram a tentar dar um pouco mais de instrução.

Flávia recebeu o resultado há dois dias e, apesar de ter viajado e morado junto com o namorado, com quem cumpriu quarentena, as autoridades britânicas não quiseram testá-lo.

  • O Reino Unido fez até agora 27 mil testes
  • Para o grupo de 1 milhão de habitantes, é menos que o Barém, Coreia do Sul, Itália, Suíça e Áustria
  • Os Estados Unidos, por exemplo, que se tornaram um dos nove países com mais de mil casos confirmados, é um dos que menos testa
  • Os dados do Irã não estão disponíveis e os da China limitam-se à província de Hubei, onde começou a epidemia

Os casos não notificados abrem caminho para a interpretação de que a taxa de mortalidade, hoje estimada em torno de 3%, pode ser menor, mas também é um sinal de que milhares de pessoas sem saber podem estar contaminando e sendo contaminadas.

Fonte
Organização Mundial da Saúde declara pandemia do novo coronavírus | SBT Brasil (11/03/20) por SBT News