Pular para o conteúdo

Óleo Essencial de Lavanda e Tea Tree pode causar Ginecomastia: Verdade? | André Ferraz Aromaterapeuta


Há alguns anos, foi liberado um estudo científico falando que a lavanda e o alecrim são capazes de causar ginecomastia. Será que isso é verdade? Eu não me arriscaria a uma resposta sem a opinião da profissional e fundadora da Diferente de Aromas, a maior escola online de aromaterapia do Brasil. Se você quiser fazer um curso conosco, é muito bem-vindo.
Esse estudo foi publicado por cientistas americanos, só que ele tem uma série de falhas metodológicas. Primeiro, eles falam aqui de três adolescentes que usavam produtos que tinham lavanda e alecrim e desenvolveram ginecomastia. Eles concluíram por causa disso que a lavanda e o alecrim foram os causadores da ginecomastia, ou crescimento de mamas de peitinhos em meninos. É óbvio que nenhum menino quer isso. Mas será que isso é verdadeiramente científico? A resposta é que não.
Esse estudo é totalmente falacioso. Eu não sei se a intenção dele foi benegri a aromaterapia, mas me fala, é que existem várias substâncias, por exemplo, em cosméticos, que podem causar desequilíbrio hormonal e levar, por exemplo, à ginecomastia. Mas no caso deste estudo, eles não falaram qual era o cosmético que os adolescentes usavam. Eles não falaram a dosagem de lavanda e alecrim que existia nesse cosmético. Eles não mencionaram outros ingredientes que existiam nesse cosmético. Eles falaram da vida em geral dessas pessoas, de aspectos genéticos hereditários. Então é um estudo extremamente mal feito.
Eu não sei se fizeram para denegrir a imagem da aromaterapia de novo, porque é muito mal feito esse estudo. E o problema é que, como eles afirmam que a lavanda é capaz de causar ginecomastia, para quem quer denegrir a aromaterapia, é um prato cheio. Então as pessoas espalharam que lavanda e alecrim podem causar mamas de peitinho em meninos. Mas isso não é verdade, pessoal.
Porque se fosse, primeiramente, os franceses já saberiam. Eles usam lavanda essencialmente há dois séculos, ou até mais. Então nós saberíamos da pesquisa, porque a prática é a via. E essa observação dos efeitos dos óleos essenciais existe desde o século 18. E já existia uma ciência nascente da aromaterapia desde aquela época. E as pessoas observavam os efeitos dos óleos essenciais. Com o advento da cromatografia da química dos óleos essenciais, a gente conseguiu rastrear a composição química deles. E hoje a gente sabe que a lavanda e o alecrim não têm o potencial que acontece isso tudo. Então é mentira e feio. Não acredite: lavanda e alecrim não são capazes de causar ginecomastia.
Fonte: ÓLEO ESSENCIAL CAUSA GINECOMASTIA? LAVANDA E TEA TREE | André Ferraz Aromaterapeuta por André Ferraz Aromaterapia