Pular para o conteúdo

O que é linfoma: causas, sintomas e tratamentos


próximo.

Linfoma do sistema nervoso central

Neste vídeo, discutiremos sobre o linfoma do sistema nervoso central. Serão apresentados alguns casos de imagens de ressonância magnética e tomografia computadorizada para ilustrar as diversas formas de apresentação do linfoma.

Primeiro caso

Na ressonância magnética axial T2, é observada uma lesão volumosa com hiper sinal em T2 na substância branca profunda, periventricular e no corpo caloso. A lesão atravessa o corpo caloso de um lado para o outro e não apresenta projeções de cheiro forme (característica de edema). É uma lesão heterogênea com áreas de hiper sinal, mas a maior parte da área apresenta iso sinal. Na difusão, é observada importante restrição de difusão da água, que é uma característica do linfoma. Após a administração do contraste, a lesão apresenta intenso e homogêneo realce.

Segundo caso

Na tomografia computadorizada com contraste, é observada uma volumosa massa que atravessa o corpo caloso e vai da substância branca do lobo frontal esquerdo até a substância branca do lobo frontal direito. Há um pouco de edema perilesional. Na ressonância magnética, a lesão está no corpo caloso e na substância branca periventricular. O corpo caloso e a substância branca estão completamente infiltrados pelo tumor. Após a administração do contraste, a lesão apresenta intenso realce anelar e ao central, sendo mais intenso nas lesões do cerebelo.

Terceiro caso

Na tomografia AXS T12, são observadas extensas áreas de edema perilesional nos lobos parietal e subcortical frontal esquerdo. Há também uma lesão no corpo caloso que apresenta hiper sinal em T2 e por sinal em T1. Há restrição de difusão da água no corpo caloso e na periferia dessas lesões. Após a administração do contraste, há intenso realce anelar e central nas lesões do cerebelo.

Quarto caso

São observadas lesões espontaneamente pertencentes bilaterais nas piscinas da substância periventricular e edema perilesional. Na tomografia com contraste, é observado realce das lesões com restrição de difusão da água e intensidade variável no mapa BDC. Após a administração do contraste na ressonância magnética, há intenso realce e bastante edema perilesional.

Quinto caso

Na tomografia sem contraste, é observada uma volumosa lesão com realce intenso na fase pós-contraste e edema perilesional na região do núcleo da base. Há restrição de difusão da água na lesão. Na ressonância magnética, a lesão apresenta por sinal em T1 e por sinal em T2, bem como edema no parênquima adjacente. Após a administração do contraste, há intenso realce e formação de cauda-dural.

Diagnóstico diferencial

É importante lembrar que, ao se deparar com uma lesão periventricular com restrição de difusão da água, deve-se incluir o linfoma entre as possibilidades de diagnóstico. O linfoma também pode simular meningioma ou lesão hemorrágica. Por isso, é importante considerar outros diagnósticos diferenciais e realizar a investigação adequada.

Isso foi um resumo sobre o linfoma do sistema nervoso central. É importante estar atento às características das lesões para uma investigação diagnóstica adequada.

Fonte: Linfoma por Jezreel