Pular para o conteúdo

Nutrição para o tratamento da retocolite ulcerativa – Dicas e recomendações.

Retocolite Ulcerativa: O que é e Principais Sintomas

A Retocolite Ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal causada pela alta imunidade. Os fatores de risco incluem genética, deficiência de vitamina D, dieta pobre em fibras, dieta rica em gordura animal, falta de banhos de sol, falta de atividade física, privação de sono, uso frequente de anti-inflamatórios e gastroenterites, como a infecção por salmonela ou pela bactéria campylobacter.

Os principais sintomas da Retocolite Ulcerativa são gases, distensão abdominal e diarreia com sangue. A doença pode ser classificada como leve, moderada ou grave, dependendo do número de hemorragias, do número de diarreias, se a pessoa tem febre ou não, se ela está se sentindo bem ou não, se há alteração dos parâmetros laboratoriais, como VHS ferritina, LDH, colecistoquinina, proteína C reativa, aumento dos batimentos cardíacos, entre outros.

Além disso, se não tratada adequadamente, a Retocolite Ulcerativa pode evoluir e causar consequências graves, como perfuração no reto, estenose (estreitamento do intestino) e câncer de colo no futuro. Por isso, o tratamento é muito importante e deve ser desenvolvido de acordo com a gravidade da doença e a quantidade de sintomas.

Tratamentos e Prevenção

O uso de imunossupressores e imunomoduladores faz parte do tratamento, assim como uma dieta anti-inflamatória e antioxidante, já que o estresse oxidativo também é um fator de risco para a doença. Dependendo da quantidade de gases, dor abdominal e extensão em determinados períodos, uma dieta de baixo teor de FODMAPs pode ser indicada.

Além disso, é importante lembrar que pessoas com Retocolite Ulcerativa costumam ter uma quantidade maior de bactérias fermentativas no intestino, o que favorece a inflamação e os sintomas. Por isso, o uso de probióticos adequados é muito importante para a prevenção de recidivas, manutenção de uma boa qualidade intestinal e saúde da pessoa.

Essas bactérias e arqueas produtoras de gases não são qualquer tipo de bactéria. Muitas bactérias produzem gases, mas bactérias e arqueas específicas, redutoras de sulfato, produzem muito sulfato de hidrogênio, o que pode impedir a produção de butirato, um componente protetor do nosso intestino. Por isso, a escolha do probiótico é muito importante e deve ser discutida com um nutricionista.

Fonte: TRATAMENTO DA RETOCOLITE ULCERATIVA | APRENDA NUTRIÇÃO por Andreia Torres