Pular para o conteúdo

Novo coronavírus XBB.1.5: entenda sua rápida disseminação e relação com BA.2 recombinante.

Pessoal, vamos falar mais sobre uma variante da Covid, a XBB 1.5. Toda vez que a gente vê, sabemos que é uma recombinação. Essa descendência veio da BA2 e se recombina formando essa variante. É importante falar sobre ela, pois os Estados Unidos lançaram um alerta para o crescimento dela. Há alguns meses, conhecíamos essa variante em menos de 5% dos casos, mas agora já chegou a 40% de 10 amostras de casos confirmados nos Estados Unidos. Ela cresceu muito rápido.

Lembrando das características dela: por ser uma subvariante da recombinação, ela afeta, principalmente, homens que mantêm relações com homens. Inclusive, as vacinas que chegaram no Brasil, foram modificadas para a mesma. Vale lembrar que, até o momento, não há nenhuma subvariante relatada no Brasil. Porém, como ela domina nos Estados Unidos e o contato entre os países é intenso, é muito provável que ouçamos falar dela aqui também.

Característica importante: não aumentou a gravidade. Todas as subvariantes que surgiram até agora não têm piorado a gravidade, mas sim aumentado o número de casos. A vacina nova é capaz de cobrir as subvariantes, aumentando a proteção das pessoas. Lembrando que, até o momento, a vacina nova está sendo aplicada nos Estados Unidos e na União Europeia. A vacinação progride em grupos, e é provável que a população em geral esteja imunizada com a vacina nova em breve.

É importante aguardar novas informações sobre essa variante e estar atento às medidas de prevenção!

Fonte: Conheça a variante XBB.1.5 do coronavírus e entenda por que espalha tão rápido! recombinação da BA.2 por Julio Pereira – Neurocirurgião