Pular para o conteúdo

#NóduloMamário: causas, diagnóstico e tratamento


Olá, meu nome é Guilherme Novita e hoje vou falar sobre um achado bastante comum em ultrassons de mama: nódulos.
O que fazer quando encontramos um nódulo? É importante lembrar que aproximadamente 30% das mulheres têm nódulos benignos na mama, por isso não é motivo de grande preocupação.
Porém, a realização de ultrassom de mama de rotina em mulheres sem sintomas não é recomendada. O exame é indicado para aquelas que têm uma alteração palpável, ou para as que já realizaram outros exames (como mamografia ou ressonância magnética) com alguma alteração, e precisam investigar mais a fundo.
O ultrassom de mama é um excelente exame para identificar possíveis anormalidades, mas a detecção precoce de câncer de mama depende de outros exames e fatores. Além disso, deve-se considerar que a qualidade do ultrassom pode variar de acordo com o aparelho utilizado e o médico que o realiza.
Então, quais são os sinais de que um nódulo é benigno? Na maioria das vezes, são aqueles redondinhos, um pouco achatados, com tamanho entre 2 e 3cm e com margens regulares. Já os nódulos com margens irregulares, especulados ou verticais são mais raros e precisam de uma avaliação mais detalhada.
Se você encontrou um nódulo no seu ultrassom, primeiro se tranquilize e depois procure um mastologista para receber orientações específicas.
Obrigado pela atenção.
Fonte: NÓDULO EM ULTRASSOM DE MAMAS. por Câncer de Mama Brasil

Marcações: