Pular para o conteúdo

Soluço: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento para acabar com o soluço


Oi pessoal do Facilita na Medicina, tudo bem com vocês? Sou Cleverson Deuvelho e hoje vamos falar sobre o soluço. Queremos ajudar vocês, então se quiserem receber mais conteúdos, não se esqueçam de se inscrever no canal, dar o joinha e ativar o sininho para não perder as nossas novidades de segunda a sexta-feira.
O soluço é comum, afetando 55 casos a cada 100 mil pessoas, o que é uma prevalência significativa se considerarmos a escala global. Geralmente, está associado a algo passageiro que aconteceu ou pode ser um problema mais agravante, como problemas neurológicos ou gastrointestinais.
Existem três classificações para o soluço: agudo, que dura menos de 48 horas; persistente, que dura mais que 48 horas; e refratário, que dura mais de um mês. As causas podem variar, desde problemas no sistema nervoso central até problemas gastrointestinais, como o refluxo gastroesofágico. Além disso, pode ser causado por infecções ou até mesmo por uso de medicações.
O tratamento varia de acordo com a classificação do paciente. Para o soluço agudo, é possível usar medicamentos como a metoclopramida ou manobras, como a de Valsalva. Para o soluço persistente, é necessário descobrir qual a causa raiz, como um AVC ou infecção, por exemplo. Além disso, podem ser utilizados medicamentos como omeprazol para ajudar com problemas gastrointestinais.
Em resumo, o soluço é uma contração involuntária do diafragma e dos músculos intercostais, podendo ter influência do sistema nervoso central e periférico sobre vários órgãos do corpo, como o esôfago, estômago, intestino, entre outros. Ao identificar o tipo de soluço e descobrir a causa raiz, é possível realizar um tratamento adequado, seja por meio de medicamentos, manobras ou outros métodos.
Fonte: SOLUÇO (CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO) – COMO ACABAR COM SOLUÇO! por Facilitando a Medicina