Pular para o conteúdo

Nódulo na mama dolorido: Benigno ou maligno? Saiba como diferenciar

Nódulo mamário: como lidar com essa condição

Olá, para quem não me conhece meu nome é Augusto! Eu sou médico radiologista e o vídeo de hoje é sobre um tema bastante comum mas que deixa as mulheres de cabelo em pé: que é o nódulo mamário!

Se você sentiu um nódulo na sua mama ou teve o diagnóstico de nódulo através de um exame de ultrassom ou mamografia, nesse vídeo nós vamos falar um pouco sobre este tema e tentar desmistificar a questão do nódulo na mama!

Os dois cenários onde um nódulo pode ser encontrado

Basicamente existem dois cenários diferentes onde a gente pode encontrar um nódulo na mama da mulher: o primeiro cenário deles é quando esse nódulo encontrado durante um exame físico ou a mulher tá fazendo o autoexame onde ela palpa o nódulo ou o próprio médico tá fazendo exame da mama dela e ele palpa o nódulo ou o segundo cenário que é onde o nódulo é encontrado através de um exame de imagem: seja mamografia seja ultrassom!

Vamos falar inicialmente desse primeiro cenário que é quando o nódulo é encontrado durante uma palpação, durante um autoexame! A grande maioria dos nódulos que são encontrados na palpação da mama eles são nódulos benignos e dentre os nódulos benignos a grande maioria desses nódulos vão ser ou cistos ou fibroadenomas!

Cistos e fibroadenomas

Os cistos são um acúmulo de líquido e são nódulos benignos. Se você quiser saber mais sobre cisto da mama, assista esse vídeo.

Já os fibroadenomas são nódulos que se fazem, que aparecem por um crescimento de várias células que acabam ficando organizadas em torno de uma cápsula e formam esses nódulos benignos chamados de fibroadenoma! Esses dois são os dois principais tipos de nódulos benignos da mama!

É claro que existe uma pequena parcela desses nódulos palpáveis que vão ser nódulos malignos ou nódulos suspeitos de tumor, de câncer e é por isso que, uma vez que a mulher tenha um nódulo palpável na mama ela deve procurar um especialista!

Sinais e sintomas

Existem sinais ou sintomas associados a esse nódulo? É importante verificar se há alguma alteração na pele, como vermelhidão ou retração, e se há alguma descarga papilar, ou seja, se está saindo líquido do mamilo, além do nódulo. Esses sintomas, quando há alguma associação, são importantes de serem informados ao médico para que ele possa suspeitar de um tumor benigno ou maligno!

O segundo cenário

Agora vamos falar do segundo cenário que é aquela mulher que não tinha nenhum sintoma, não sentia nada na mama mas fez um exame de mamografia ou de ultrassom por algum motivo onde foi encontrado o nódulo! Nesses casos, o mais importante é avaliar a característica, a classificação desse nódulo!

A classificação Bi-Rads

Todo laudo de mamografia ou de ultrassom deve ter uma classificação que chamamos de Bi-Rads! Essa classificação fala justamente se esse nódulo encontrado tem mais características de ser benigno ou maligno! A partir dessa classificação, o médico saberá se o nódulo tem mais chances de ser um tumor benigno que precisa apenas ser acompanhado ou se ele tem mais chance de ser um tumor maligno onde necessariamente será importante fazer um procedimento de biópsia ou de punção para confirmar essa suspeita diagnóstica de um câncer!

Nesse segundo cenário, onde o nódulo é um achado de imagem, é importantíssimo que esse nódulo seja bem descrito no laudo para que tanto o mastologista quanto a paciente entendam qual é a possibilidade, qual é a chance daquele achado ser um câncer ou de ser um nódulo benigno que portanto pode ser só acompanhado por ultrassom, por exemplo, a cada seis meses nos primeiros dois anos!

Conclusão

Resumindo, é importante lembrar que nódulos que são classificados com Bi-Rads 2 ou 3 são benignos, então eles podem apenas ser acompanhados por exames de imagem, como ultrassom. Já aqueles nódulos classificados com Bi-Rads 4 ou 5 são nódulos suspeitos e geralmente requerem uma análise histológica através de biópsia ou de punção para que a gente possa saber se realmente se confirma um tumor, para que possa tomar as medidas necessárias de cirurgia ou de tratamentos adjuvantes!

Espero ter sido útil para você! Lembre-se sempre de procurar um especialista assim que você encontrar um nódulo palpável em sua mama!

Não esqueça de deixar um comentário abaixo se tiver alguma dúvida, e não se esqueça de dar um like no vídeo se ele foi útil, e compartilhá-lo com outras mulheres que possam se beneficiar dessas informações!

Fonte: NÓDULO NA MAMA QUE DOI É CÂNCER? Entenda a diferença de um nódulo benigno para um maligno na mama! por Dr Augusto Teixeira