Pular para o conteúdo

Neuroma de Morton: Saiba o que é e como tratar com Pés Sem Dor

Neuroma de Morton

Olá, meu nome é Max Martinez, o fisioterapeuta chefe da PF Sem Dor e hoje estou aqui para falar com vocês a respeito do neuroma de Morton.

Se por acaso você já viu esse termo no exame ou se o seu médico já falou isso para você, não se assuste, não é um grande problema. Vou explicar para vocês o que ele é, quais os sintomas que ele causa e o que você pode fazer para te ajudar.

O neuroma de Morton nada mais é do que um espessamento do nervo que temos entre os ossos do nosso pé. Como você pode ver aqui, existem pequenos nervos entre os ossos do nosso pé, e o neuroma de Morton é o espessamento entre o nervo que passa entre o terceiro e o quarto ossos do pé. Quando esse nervo é comprimido, essa compressão causa um inchaço, que começa a gerar os sintomas.

Os sintomas clássicos do neuroma de Morton são formigamento, dormência na ponta do pé, dor geralmente importada ou em choque. O que causa esse espessamento do nervo é a compressão, como havia dito, então, calçados de bico fino e salto alto são calçados que aumentam muito a pressão e a compressão desses nervos. Além disso, esportes que exigem impacto na ponta do pé e calçados muito finos e duros embaixo podem favorecer a compressão e o aumento da pressão, e a formação do neuroma de Morton.

O que fazer diante da situação?

  • A primeira coisa é evitar esse tipo de impacto na ponta do pé
  • Evitar o uso de calçados de bico fino
  • Fazer algumas outras coisas que podem ajudar

Duas dicas:

  1. Fazer um tipo de mobilização com o seu pé que vai ajudar os sintomas. É muito simples, você vai pegar no seu pé dessa maneira, abraçá-lo com as duas mãos, tentar separar o seu pé e fazer um deslizamento. Isso vai criar uma liberação na região da compressão e pode melhorar bastante seus sintomas.
  2. Outra solução bastante interessante é o uso de palmilhas. A palmilha ortopédica vai redistribuir a pressão do seu pé, tirando a pressão daquela região que está com dor e melhorando seus sintomas. Como você pode ver aqui, a palmilha apoia melhor essa região do meio e ajuda a tirar a sobrecarga na região do 3º e 4º ossos do pé, aliviando assim seus sintomas.

Eu espero ter conseguido ajudar vocês com as dúvidas sobre o neuroma de Morton. Se você tiver alguma dúvida, escreva aqui embaixo que a gente vai responder. Muito obrigado e até a próxima!

Fonte
NEUROMA DE MORTON: o que é? | Pés Sem Dor por Pés Sem Dor