Pular para o conteúdo

Neuralgia do Trigêmeo no Brasil: Causas, Sintomas e Tratamentos

Olá, hoje nós vamos falar sobre a situação do Brasil em relação aos portadores de neuralgia do trigêmeo. Nosso grande desafio é o INSS, um dos maiores para nós. Atualmente, o INSS possui um manual chamado “Diretrizes de Apoio à Decisão Médica Judicial em Clínica Médica”, onde as páginas 102 e 105 mencionam a neuralgia do trigêmeo. Porém, durante essas páginas, existem algumas partes bastante contraditórias e até mesmo incorretas.

Logo de início, é dito que é muito improvável que a doença ocorra antes dos 40 anos, mas isso não é verdade. Existem pessoas com 16, 18 e 20 anos, ou seja, abaixo dos 40. Na página 54, é dito que é um pouco provável que aconteça antes dos 50 anos, ficando a pessoa fora do pico da faixa etária produtiva, mas muitos com 20, 30 anos estão encostados sem receber o benefício porque não conseguimos, e isso dificulta ainda mais o nosso acesso ao auxílio do INSS.

Há outra parte do manual bastante difícil para nós, que é a questão dos peritos. Ele diz que o sucesso cirúrgico ocorre em apenas 70% dos casos, mas muitas pessoas já saem do centro cirúrgico acordadas, e até mesmo podem ir a shoppings ou fazer outras atividades em menos de um mês após a cirurgia. Ou seja, isso não é verdade.

A neuralgia do trigêmeo é uma doença rara, e consta na lista de doenças raras da Horta Network, juntamente com todas as famosas doenças raras. Recentemente, fui convidada pela University of Estados Unidos para participar de uma pesquisa em busca da cura da neuralgia do trigêmeo, onde foi isolado DNA através de amostras de saliva. Infelizmente, houve um embargo da Anvisa, que disse que material biológico para sair do Brasil precisa pagar a taxa do grupo. Nós teríamos que pagar quatro tarifas do grupo para enviar as amostras de saliva, o que acabou nos desclassificando da pesquisa.

A luta é muito grande, pois o país além de não ajudar, nos atrapalha quando instituições sérias de fora estão dispostas a descobrir o que acontece com a doença. Por favor, a nossa luta é muito grande, por isso peço que compartilhe este vídeo. Muitas pessoas estão cansadas de ouvir falar sobre a neuralgia do trigêmeo, mas é importante que se fale sobre isso, pois 25% das pessoas com a doença se suicidam antes dos dois anos. Peço que compartilhe este vídeo para ajudar não só a mim, mas a milhares de pessoas no Brasil na mesma situação.

Está sendo criada a primeira associação brasileira de neurologia do trigêmeo, que certamente irá nos ajudar a brigar de frente pelos nossos direitos com o governo. Por enquanto, peço que compartilhe este vídeo e ajude todos que estão na mesma situação. Obrigado.

Fonte: O Brasil e a Neuralgia do Trigêmeo por TATIANA COLLEDAN – Neuralgia do Trigêmeo