Pular para o conteúdo

Neuralgia do Pudendo: Causas de Dores Pélvicas e Genitais

Se você já ouviu falar em neuralgia do pudendo, pode saber que é uma causa rara de dor na região glútea e região do sacro. Assistir esse vídeo pode te dar um pouco mais sobre essa neuralgia.

O nervo pudendo é um nervo misto que tem funções sensitivas e motoras. Suas fibras são derivadas das raízes sacrais de altura de S2, S3 e S4. Uma vez que essas fibras atravessam o forame sacral, elas se dividem em ramos autonômicos que vão formar o plexo pélvico. A inervação parassimpática de órgãos pélvicos e ramos somáticos que irão formar o nervo pudendo, que passa logo abaixo do músculo piriforme. O nervo pudendo é responsável pela sensibilidade do períneo, por meio do ramo perineal escrotais e labiais dos ramos e Thais inferiores, e pelo ramo dorsal do pênis clitóris. O nervo pudendo também tem função motora, encontrando-se nos seguintes músculos: bulboesponjoso, ísquio cavernoso, esfincter interno do ânus.

A neuralgia do pudendo é quando uma informação ou uma disfunção desse nervo gera dor devido ao seu aprisionamento funcional. O nervo pode ser comprimido durante um longo período de tempo na posição sentada e pode também ocorrer devido a microtraumas como andar de bicicleta ou de moto. A distensão do nervo durante o período de constipação e trabalho de parto também pode levar a dor. São relacionados ainda atividades esportivas como patinação e levantamento de peso, principalmente o leg press.

O tipo de dor varia podendo ser uma dor de queimação, uma facada, pressão ou ardência. O território da dor, em geral, pode incluir os glúteos, períneo, ânus, bolsa escrotal em homens e os grandes lábios em mulheres. A dor pode afetar o ato de evacuar, ejacular e manter relações sexuais. A neuralgia do pudendo pode causar urgência miccional ou mesmo incontinência.

Alguns pacientes referem sensação de corpo estranho no ânus, vagina ou até mesmo no pênis. Durante o exame clitico, a hiperalgesia (aumento da sensibilidade do períneo) é mais comum do que a hipótese de diminuição da sensibilidade. Uma prostatite inflamatória deve ser obrigatoriamente descartada em homens e, geralmente, o paciente sente os sintomas ao sentar-se no vaso sanitário.

Estudos eletrofisiológicos podem ajudar no diagnóstico, entre eles, podemos citar potenciais evocados sensitivos e motores e eletroneuromiografia dos intersegmentos e urinários. Exames de imagem são para excluir outras doenças, porém, têm pouco valor no diagnóstico.

O tratamento medicamentoso, em geral, é direcionado para dor neuropática e os remédios mais usados são a gabapentina, pregabalina e amitriptilina. Programas de autocuidado também têm se mostrado úteis, como a melhora da postura ao sentar, diminuição do ritmo de trabalho e almofadas vazadas, como as usadas para tratamento da hemorroida. Os bloqueios do nervo pudendo são a próxima etapa do tratamento e podem ser realizados em centro cirúrgico. Uma série de até três bloqueios pode ser necessária para o tratamento de complicações. Cirúrgicas são raramente necessárias.

Se você sofre de neuralgia do pudendo ou se você sofre de uma dor no glúteo e não sabe a causa, procure um médico especialista em dor para diagnóstico e tratamento.

O vídeo de hoje encerra por aqui. Fique atento aos novos conselhos do canal, compartilhe com seus amigos e familiares e deixe sugestões de outros temas. Até a próxima!

Fonte: DORES PÉLVICAS OU NA REGIÃO GENITAL? – Pode ser Neuralgia do Pudendo por Dr. Hong Jin Pai – Dor, Fisiatria e Acupuntura