Pular para o conteúdo

Narcolepsia: conheça a doença do sono e seus sintomas.


A narcolepsia é um distúrbio crônico que causa sonolência excessiva e ataques frequentes de sono durante o dia. Não é fatal, mas pode apresentar riscos em situações como dirigir durante o trabalho. Durante o sono normal, ocorre o desligamento do controle muscular. Algumas horas depois, começa a fase chamada de sono REM, na qual a atividade do cérebro é intensa. As pessoas portadoras de narcolepsia entram diretamente na fase REM, pulando outra fase. Especialistas acreditam que essa doença é causada por quantidades pequenas de uma proteína gerada no cérebro chamada de hipocretina e em algumas condições podem levar a doenças do sistema nervoso e psiquiátricas.
São realizados pelo médico os exames físicos, eletrocardiograma, eletroencefalograma, testes genéticos e o monitoramento da respiração. Também temos exames feitos em laboratório que podem diferenciar a narcolepsia de outros distúrbios do sono, como a apneia ou a insônia.
Os sintomas mais comuns da doença são as bocejas excessivas durante o dia que podem durar, em média, de 15 minutos cada ou até mais. Mesmo depois de dormir, a pessoa ainda se sente cansada e podem ocorrer alucinações semelhantes a sonhos. As paralisias também são comuns, e a pessoa não consegue se mover assim que acorda. A cabeça do portador pode cair de repente durante o sono, a mandíbula se folga e os joelhos travam. Em casos mais graves, o indivíduo pode cair e ficar paralisado por vários minutos.
O objetivo principal do tratamento é controlar os sintomas. Mudanças de hábitos de vida e aprender a lidar com os efeitos emocionais também podem ser incluídos no tratamento. O portador de narcolepsia também pode ter restrições para dirigir, ingerir bebidas alcoólicas e outras substâncias que induzem o sono, pois só pioram o quadro da doença. A doença do sono não tem cura, mas se o portador mudar seus hábitos e seguir um tratamento adequado, sempre com orientação médica, pode levar uma vida saudável e normal como qualquer outra pessoa.
Este foi mais um artigo do portal Zoom. Para vê-lo na íntegra, acesse nosso site pelo link que está na descrição do vídeo e não esqueça de clicar em inscrever-se para receber as últimas atualizações do nosso canal.
Fonte: DOENÇA DO SONO NARCOLEPSIA por PortalZUN

Marcações: