Pular para o conteúdo

Não, a hepatite aguda não é causada pela vacina. Saiba mais aqui

Surto de Hepatite Aguda Grave na Europa

Olá pessoal, tudo bem? Sejam bem-vindos ao canal Conversa do PH! Hoje, quarta-feira à noite, estou gravando um vídeo para conversar com vocês sobre o surto de hepatite aguda grave que está ocorrendo na Europa. Esta doença já se espalhou por 12 países europeus e mais de 200 crianças e adolescentes foram afetados. Além disso, houve um aumento de trezentos por cento no número de transplantes hepáticos relacionados a esta doença nas últimas semanas.

Meu nome é Paulo Henrique, sou dentista e doutor em microbiologia e imunologia, além de professor universitário. Convido vocês a se inscreverem no nosso canal e ativar as notificações para serem informados sobre nossos novos vídeos. Vocês também podem nos ajudar compartilhando nossos conteúdos.

O que é Hepatite Aguda Grave?

Antes de falarmos especificamente sobre o surto na Europa, é importante entender o que é hepatite aguda grave. Trata-se de uma inflamação do fígado que pode ter múltiplas causas. Um exemplo é a hepatite viral causada pelos vírus A, B, C, D e E. Existem vacinas para essas hepatites e a transmissão se dá através do contato com fluidos corporais, como água contaminada por fezes ou alimentos contaminados por fezes, e em algumas situações, por transmissão sanguínea ou relação sexual.

Surto na Europa

No entanto, os casos de hepatite aguda grave na Europa não estão relacionados às hepatites virais conhecidas. Os exames realizados deram negativos para essas hepatites. A Organização Mundial da Saúde e as autoridades de saúde da Europa apontam duas possibilidades. A primeira é que seja uma sequela da COVID-19, já que alguns pacientes apresentaram sintomas relacionados ao vírus. No entanto, menos de 20% das crianças afetadas pelo surto tiveram COVID-19. A outra possibilidade é que um adenovírus, que causa o resfriado comum, tenha sofrido uma mutação e esteja causando essa hepatite. Isso porque 40% das crianças testaram positivo para adenovírus.

Os sintomas dessa doença incluem pele amarelada, olhos avermelhados, urina muito amarelada, náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. É importante lembrar que essa hepatite é aguda e grave, levando em alguns casos à necessidade de transplante hepático em crianças, o que é extremamente preocupante.

Causas da Hepatite

Além dos vírus, a hepatite pode ter outras causas, como o consumo excessivo de álcool e drogas, bem como medicamentos em excesso. O fígado é o órgão responsável por filtrar substâncias tóxicas do organismo, por isso, o excesso de produtos tóxicos pode causar danos ao fígado.

Relação com a Vacina da COVID-19

Vale destacar que 80% das crianças afetadas pelo surto na Europa têm menos de 5 anos e não receberam sequer uma dose da vacina contra COVID-19. Portanto, não há relação entre esses casos de hepatite e a vacina contra COVID-19.

Conclusão

A ciência está trabalhando para descobrir qual é a causa dessa hepatite aguda grave e dar orientações sobre como lidar com ela. É importante ficar atento e monitorar a situação, para que as autoridades de saúde possam tomar as medidas necessárias. Espero que tenham gostado do vídeo e, se sim, não se esqueçam de curtir, compartilhar e deixar um comentário. Até a próxima!

Fonte: HEPATITE AGUDA É CAUSADA PELA VACINA? por CUNVERSA DO PH – com Prof Paulo Henrique