Pular para o conteúdo

Mortes por tuberculose: Infectologista destaca importância do diagnóstico precoce

Dia Mundial da Tuberculose: Prevenção e Cuidados

No dia 24 de março de cada ano, é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose em homenagem ao centenário do descobrimento da bactéria causadora da doença. A tuberculose é uma doença grave e com alto índice de ocorrência no Brasil, sendo transmitida pelo ar e que pode ser prevenida por meio da vacinação.

Para falar sobre a volta dessa doença, que preocupa muito o Brasil, entrevistamos o médico infectologista e secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Greenstein.

Prevenção da Tuberculose

A principal forma de prevenção da tuberculose é através da vacinação com a BCG, que já é dada para as crianças recém-nascidas ou que tenham até 30 dias de vida. Além disso, é importante diagnosticar precocemente a doença para evitar a disseminação, principalmente entre a população mais vulnerável, como moradores de rua ou pessoas desnutridas.

Por isso, é importante que as autoridades de saúde façam o rastreamento da doença através de testes rápidos em pessoas que apresentem sintomas como tosse por mais de três semanas, febre, emagrecimento e suor noturno excessivo.

O tratamento adequado também é importante para evitar a resistência às medicações e deve ser feito por, no mínimo, seis meses.

Sintomas e Sinais de Alerta

Os principais sintomas da tuberculose são tosse produtiva, febre vespertina e emagrecimento. Porém, é importante lembrar que a tosse pode ser confundida com outras doenças respiratórias, como a Covid-19.

Por isso, é necessário manter o sinal de alerta principalmente para as pessoas que apresentem tosse persistente por mais de três semanas, emagrecimento e febre noturna excessiva.

Grupos Vulneráveis

Algumas populações no Brasil estão mais vulneráveis à tuberculose, como moradores de rua, pessoas desnutridas, indígenas, pacientes com HIV/AIDS e imigrantes de regiões em que a vacinação com a BCG não foi instituída.

É importante realizar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado em todos os grupos, com foco especial nos pacientes com imunidade comprometida, como transplantados e pessoas que usam doses elevadas de corticoide.

Conclusão

A tuberculose é uma doença grave que pode ser prevenida e tratada com eficácia. Por isso, é importante que a população saiba reconhecer os sintomas e faça o diagnóstico precoce, além de seguir o tratamento adequado.

Com a vacinação em massa, o rastreamento da doença e o tratamento adequado, é possível reduzir o índice de ocorrência da tuberculose no Brasil e garantir a qualidade de vida para toda a população.

Fonte: Infectologista analisa recorde de mortes por tuberculose: “Evitável através do diagnóstico precoce” por Jovem Pan News