Pular para o conteúdo

Menstruação e perda de peso: o que esperar?


Olá a todos, o meu nome é João Gonçalves e sou do corpo místico nutrition. No vídeo de hoje, vou dar continuidade ao vídeo da semana passada, onde falei sobre o peso corporal. Vou deixar na descrição um link do vídeo da semana passada, por acaso, não tem registo. E hoje, vou dar continuidade a falar no pescoço prol e na minha situação, ou seja, de forma instrutiva sobre como é que o ciclo menstrual pode afetar a outra pessoa.
Ao longo deste vídeo, vamos falar principalmente em três pontos. Qual é a diferença entre o peso no homem e na mulher? Vamos falar do ciclo menstrual da mulher e como ele afeta o peso corporal, e por fim, como é que podemos utilizar essa informação para poder controlar o peso.
Começando pelas diferenças entre homens e mulheres, esperava que provavelmente começassem agora aqui uma teoria mirabolante das diferenças entre os homens e as mulheres, mas isso não é possível. A maior diferença entre os homens e as mulheres é o peso corporal. Na generalidade, os homens são mais pesados, logo têm uma maior necessidade de calorias e energia ao longo do dia, do que uma mulher, que será normalmente mais leve.
Nas condições ideais, ou seja, a partir disso, não existem grandes diferenças a nível de metabolismo. Basicamente, recebendo peso, sabemos que as necessidades calóricas aumentam. Mas existe uma diferença: cada ciclo menstrual da mulher pode sim afetar não o metabolismo, mas as oscilações do peso corporal ao longo das semanas.
Em primeiro lugar, vou explicar um pouco sobre o ciclo menstrual, quais são as fases, o que essas fases afetam no peso corporal e pronto. A fase rosa, como é conhecida nas mulheres, é composta principalmente por duas fases: a primeira fase, conhecida como fase folicular, e a segunda fase, conhecida como fase lútea.
A fase folicular acontece principalmente do dia 1 ao dia 14 do ciclo, e a fase lútea acontece do dia 15 ao dia 28. Isso não quer dizer que não exista mais nenhuma fase, mas provavelmente conheça apenas essas duas. A fase lútea é também chamada de fase pré-menstrual, porque é nessa fase que as mulheres normalmente têm alterações de humor, inchaço, cólicas, fadiga e assim por diante.
Mas as proibições altamente calóricas, altamente saborosas, com mais sal, açúcar e gordura são a recompensa 4.0. Ou seja, essa fase causa alterações no apetite e um desejo por alimentos mais calóricos, o que pode afetar o peso corporal. Agora que entendemos um pouco sobre o ciclo menstrual, vamos falar sobre como é que isso afeta o pescoço prol.
A fase folicular é predominada pelo estrogênio, que aumenta gradualmente até atingir seu pico em torno do 14° dia do ciclo menstrual. Nessa altura, os níveis de estrogênio começam a diminuir novamente. Durante essa fase, as mulheres normalmente experimentam uma perda de peso, pois a progesterona, um hormônio que geralmente faz com que a mulher retenha líquidos, ainda não foi liberada.
A fase lútea é caracterizada por um aumento na produção de progesterona, o que faz com que o corpo retenha mais líquidos. Isso pode ser manifestado em um aumento de peso devido ao excesso de líquidos. Por fim, a fase menstrual é geralmente acompanhada de um alívio dos sintomas associados à retenção de líquidos e à flutuação de peso.
Agora que sabemos como funciona o corpo durante essas quatro semanas, como é que podemos avaliar o progresso do nosso peso corporal? É provavelmente uma das coisas mais desafiadoras de se cumprir quando se pesquisa sobre o assunto. Avaliar a evolução do peso durante o ciclo menstrual deve ser feito da mesma forma, ou seja, sentar e avaliar o peso na mesma semana do ciclo menstrual em diferentes meses.
Por exemplo, se comprarmos o peso no mês 11 com o peso do mês 2 na mesma semana do ciclo menstrual, podemos ter uma posição mais concreta do nosso progresso. Claro que sei que isso exige imensa paciência, mas temos que aceitar que não podemos comparar o peso numa semana dois com uma semana quatro do ciclo menstrual, para poder ter uma posição mais concreta do nosso progresso.
Indo um pouco mais além, podemos incluir um gráfico simples que nos ajuda a visualizar melhor o progresso. A pessoa que utilizo como exemplo é a Maria. Digamos que ela tem 60 quilos nesse momento. Na semana três, tem um ligeiro aumento de peso em relação à semana anterior, mas não tão baixo quanto na primeira semana. Na semana quatro, tem o seu pico de peso na última semana do período. Com isso, podemos avaliar que, em média, tem sempre menos um pouco de peso durante o ciclo menstrual, quando comparada com outras semanas.
Fonte: Perda de peso e a Menstruação? O que deves esperar? por Sik Nutrition