Pular para o conteúdo

Menometrorragia: causas, sintomas e tratamentos do sangramento uterino anormal excessivo


O fluxo aumentado e a menstruação fora de hora são problemas que afetam cerca de 70% das mulheres em algum momento da vida, causando complicações físicas e sociais. O sangramento excessivo pode levar a anemia, queda de pressão e desmaios, além de comprometer a vida sexual da mulher. Muitas mulheres também se sentem constrangidas em manchar a roupa ou absorvente em público.
Para entender se o fluxo está aumentado ou não, é importante saber o que é considerado normal. Normalmente, a menstruação vem a cada 25 a 32 dias, com duração média de 8 dias e fluxo que varia de pessoa para pessoa. Se o fluxo vem com intervalo menor e frequência aumentada, ou dura mais de 8 dias, é sinal de que algo está errado e pode ser necessário investigar as causas desse sangramento anormal.
As causas podem ser estruturais ou não-estruturais. As causas estruturais são aquelas relacionadas a alterações no útero, como pólipos, miomas, adenomiose e câncer. Essas alterações podem aumentar a quantidade de sangue e prolongar o período de sangramento. Já as causas não-estruturais podem estar relacionadas a problemas de coagulação do sangue, alterações hormonais ou efeitos colaterais de medicamentos.
O tratamento vai depender da causa específica do problema. Se for causado por pólipos, miomas ou câncer, pode ser necessária uma cirurgia mais agressiva. Já adenomiose pode ser controlada com hormônios. Se a causa for hormonal, podem ser usados métodos contraceptivos com ou sem hormônios, anti-inflamatórios ou remédios para fortalecer o coágulo.
É importante lembrar que, se você notar algum sangramento anormal, deve procurar um médico ginecologista para fazer uma avaliação e descobrir a causa do problema. O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e na recuperação da sua saúde.
Não deixe de cuidar da sua saúde íntima, compartilhe esse vídeo com suas amigas e fique atenta aos sinais que seu corpo está dando.
Fonte: Menstruação excessiva – Sangramento Uterino Anormal – Menometrorragia por Médico da Mulher