Pular para o conteúdo

Melhores dicas para aliviar a dor de estômago

Técnica de Osteopatia para Problemas de Estômago

Nesse vídeo vou ensinar uma técnica da osteopatia que ajuda bastante quem tem problemas de estômago, como azia, gastrite e sensação de cheio, entre outros.

Olá, tudo bem? Eu sou o Dr. Alexandre Motta, fisioterapeuta osteopata e autor do livro digital “O Segredo da Coluna Sem Dor”. A osteopatia tem uma forma incrível de olhar o corpo como uma totalidade, uma coisa única onde todas as partes, todas as estruturas estão interligadas e umas dependem das outras para funcionar bem e ter saúde.

O estômago tem várias relações com o diafragma, com a coluna, com o fígado e outros órgãos, e também com a cabeça e o crânio. É essa relação com o crânio que a gente vai trabalhar hoje. Poucas pessoas conhecem, e por isso é muito pouco explorado, um dos principais negócios que regulam o ritmo e o funcionamento do estômago é o nervo vago. Ele sai da cabeça pela base do crânio, por um forâneo abertura chamada de forma irregular ou foram e rasgado.

O exercício que eu vou te ensinar agora é para melhorar essa passagem, e no final do vídeo eu vou te dizer outros benefícios deste exercício. O forma irregular, o forame rasgado, fica entre o hospital e o saco de trás da cabeça, e um temporal que são os que ficam onde fica o ouvido, é dos dois lados. Ele fica mais ou menos aqui de um lado e do outro. Então, deitado, você vai colocar a região terá e poder na base da mão imediatamente aqui atrás da orelha. O curso vai ficar colado na orelha. Está com a mão do outro lado, você vai fazer da mesma forma, a base da mão atrás da orelha, só que em três dedos atrás da orelha. Com as mãos nessa posição, você vai relaxar a cabeça e o pescoço máximo que consegui e vai colocar uma pressão nas duas mãos como se fosse apertando.

Só que você vai colocar uma pressão a força imagina que vai pressionar um ovo sem deixar ele quebrado, e você precisa por seis segundos. Depois, relaxa por seis segundos. Pode usar aquela técnica que eu ensinei em outro vídeo, que é contar mil e 1, mil e 2, mil e 3, mil e 4 e 5, mil e 6. Pressionando, relaxa nenhum e 2.000 e 3.000 e 4.000 e 5.000 e 6.000. Você vai fazer dez ciclos de pressão e relaxamento de seis segundos cada uma. Depois, vai trocar as mãos. A mão que estava colada na orelha vai escorregar três dedos para trás, e a mão que estava três deles atrás vai colar na orelha, e vai repetir mais dez ciclos de pressão e relaxamento de seis segundos cada um.

Por mais simples que esse exercício possa parecer, ele é extremamente importante. Isso porque pelo foram jogo lá passam várias estruturas nobres, estruturas importantíssimas para a nossa saúde. O nervo vago, como eu já falei, é o maior mesmo do crânio. Ele sai do crânio 10 pelo pescoço pelo tórax até o abdômen e a barriga. E nessa passagem ele se relaciona com vários órgãos, coração, pulmão. Para você ter uma ideia da importância desse nervo, ele auxilia no controle da frequência cardíaca e pressão arterial, movimento respiratório e regula o funcionamento do estômago até o intestino, ou seja, regula boa parte da digestão.

O acessório é o outro nervo craniano, e ele é responsável pela contração dos músculos do pescoço e do trapézio, e se aqui de cima do ombro. Ou seja, esse exercício também pode aliviar dores e tensão no pescoço e no trapézio. Outra estrutura importante é a veia jugular. É o vaso importante que traz o sangue da cabeça de volta para o coração. Isso quer dizer que descomprimindo forma irregular com exercícios, você pode melhorar a circulação de sangue no cérebro, podendo inclusive aliviar alguns tipos de dor de cabeça.

Ufa! Disse que esse é um exercício importante. Deixar de lembrar uma coisa: no meu canal no YouTube, “Doutor Alexandre Motta”, pode encontrar várias playlists divididas por região do corpo. Por exemplo, na playlist de dor no joelho, eu selecionei várias dicas, vários exercícios mesmo sem ser o joelho específico, podem ajudar quem sente dor ou desconforto no joelho. Então, já confere lá. Esse vídeo hoje, por exemplo, emite hoje já tá na playlist “Qualidade de Vida”, na playlist do “Cervical” e na playlist do “Ombro”, porque ele pode ajudar em todos esses aspectos.

Eu vou ficando por aqui. O grande abraço e até a próxima.

  • Benefícios do exercício:
  • Melhora a passagem do nervo vago;
  • Alivia dores e tensão no pescoço e no trapézio;
  • Melhora a circulação de sangue no cérebro;
  • Pode aliviar alguns tipos de dor de cabeça.

Fonte
Como Aliviar a Dor no Estômago por Dr. Alexandre Mota