Pular para o conteúdo

Medicina natural: raízes e ervas que curam doenças

Medicina Popular – Ainda Funciona?

Para quem nunca teve um medicamento receitado pela vovó, aquele efeito de ervas procurar alguma dor para passar em algum ferimento, essas são sempre as melhores receitas na chamada medicina popular, que usa raízes, planta e cimento para fazer medicamentos. E nós fomos até o mercado mais popular de Teresina para saber se as pessoas ainda acreditam nessas velhas receitas da vovó. Veja com Tiago Melo:

  • Muita gente acredita na eficácia dos remédios caseiros
  • Algumas pessoas não acreditam, mas afirmam que não faz mal
  • Os depoimentos confirmam que a medicina popular ainda tem espaço garantido no gosto do piauiense

No entorno do mercado central de Teresina, diversas pessoas exploram esse negócio. Por aqui, não há laboratórios. As formas para cura de doenças diversas do corpo humano estão na ponta da língua. Por exemplo:

  • Minha ferraz e tomask ao mexer aroeira
  • Aí a gente toma era que a creche terá, usa do júri não viu é pressa adote informação que se tiver funciona
  • Não fosse o no saque ao longo de doze quer ver se o médico vai levar os joelhos no México – não vá à caça um melzinho pra dar pra ele temperado com cebola placa com o pique 64 essas coisas assim

E sei que é uma das mais conhecidas no ramo aqui na região do mercado é Lúcia, conhecida como Doutora Lúcia do Paulo. Ela vende vagens, sementes, ervas, raízes e olhos variados. Alguns itens têm finalidades específicas, outros associados e manipulados ganham outras serventias.

Sobre reais, nós temos várias peças de raízes. Essa que o exemplo chama-se açoita cavalo, ela vem a cura de anemias e a ipex os renais. Nós temos aqui é uma gabeira, outra época também está sendo procurado para a pressão, pulseira gastrite e próstata.

Na barraca de Doutora Lúcia, tem o leite de jama cuba que ela diz ser extraído cuidadosamente para tratamento de câncer. O raizeiro mesmo que é impedido no ramo, ele vai abrir antes do sol se pôr. Caba bota vasilha lacão tá bom, aí antes do sol nascer ele vai correr o que esse palmilhou que é um leite mas só tem pinga na vazia serve para curar cansa de couro cassi muito procurado pensarei do cam se os sócios a gastrite mas é mais procurado mas para o caso já vi muitas pessoas vêem que ela e ela passou remédio.

Na série sem diploma universitário, a Doutora Cláudia atua há 25 anos da medicina popular tirou o sustento de quatro filhos e ainda dá assistência aos netos. Muitas pessoas que retornam que minha casa já vem curadas chamados outros da susepe e quatro filhos ao todo criado agora tô tentando reanimá vereador netinho.

A fitoterapia, estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças, é uma prática milenar. Este fitoterapeuta considera um tratamento complementar. O fitoterapeuta ressalta que a manipulação equivocada de algumas plantas pode gerar complicações à saúde. Por exemplo, se usa muito a babosa porque do nordeste né. São quase 400 variedades, apenas duas podem ser ingeridas. Assessor faz de qualquer maneira pode se complicar até 100 tóxica.

Fonte
Medicina Popular cura doenças através de raízes e ervas por TVCidadeVerde