Pular para o conteúdo

Mecanismos de Defesa: O que são e como funcionam


Olá! Me pediram para falar sobre mecanismos de defesa. Esse termo é de Freud, ele foi quem usou inicialmente, mas no final, a psicologia considerou interessante e bem proveitoso entender como funciona e aplicar no cotidiano, na análise do paciente, no entendimento do paciente e no trabalho que o psicólogo pode fazer para ele. Mecanismos de defesa nada mais são do que uma forma de reação a algo muito bom que aconteceu com uma pessoa, diante de uma angústia, ansiedade, uma ameaça ou algo que ele perceba que está abalando a sua integridade.
Existem mecanismos de defesa bem sucedidos e os não tão bem sucedidos assim. Os famosos “neves” que a gente conhece são os não bem sucedidos, aqueles que acabam criando um ciclo de repetição e não resolvem o problema. Já os mecanismos bem sucedidos são aqueles em que a pessoa realmente consegue baixar a ansiedade e resolver o problema.
Quando falamos sobre os não bem sucedidos, existem vários mecanismos, como a compensação, a fantasia, a formação reativa, o isolamento, a negação, a projeção, entre outros. A compensação, por exemplo, é quando uma pessoa que não tem muita habilidade em matemática, no estudo, pode compensar isso no pensamento dela, falando que é o atletismo. Isso não funciona, pois não resolve o problema inicial.
A fantasia, por sua vez, é quando a pessoa simplesmente fantasia que o problema não existe na vida dela, criando em uma realidade paralela uma fantasia de que as coisas vão bem, mesmo não resolvendo o problema. Já na formação reativa, a pessoa é homofóbica porque, na realidade, ela é gay, mas não consegue lidar com a situação. Com isso, a pessoa transforma-se em homofóbica, pensando que está resolvendo a situação, mas não está.
O isolamento é quando a pessoa se exclui, não lida com o problema e sai fisicamente da situação, como pedir demissão do trabalho ou sair de casa. A negação é quando a pessoa mente para si mesma e para os outros, negando que o problema existe e não encara a situação. Já a projeção é quando a pessoa coloca no outro aquilo que é dela. Por exemplo, um marido que trai e coloca a culpa na esposa, acusando-a de traição.
Os mecanismos de defesa ineficazes são formas de lidar com o problema. São tentativas de defesa e de solução, mas acabam aumentando o problema e criando um ciclo de repetição. Se você perceber que está em um ciclo de repetição e que precisa resolver isso, saiba que o psicólogo está lá para ajudar a entender o mecanismo de defesa, como dissolvê-lo e ter uma vida mais harmoniosa.
Fonte: Mecanismos de defesa por Psicólogos em São Paulo