Pular para o conteúdo

Mancha no Pulmão Após Covid-19: Seria Fibrose? Que Médico Procurar?

Entenda a importância da detecção precoce de problemas pulmonares

Recentemente, um amigo me procurou preocupado, pois fez um exame de radiografia de tórax e foi diagnosticado com uma mancha no pulmão, que pode ser fibrose. A primeira coisa que precisamos entender é que tipo de exame foi realizado. A radiografia de tórax, por exemplo, foi um avanço na medicina, mas é um exame que pode dar falsos negativos. Em 2014, tive um quadro importante respiratório que evoluiu para uma operação do pulmão e para a cisteína. Foi um problema um pouco complicado e teve um diagnóstico difícil de ser realizado.

Por isso, a tomografia de tórax é um exame que consegue detectar com mais precisão as lesões no pulmão. Ela consegue mostrar, morfologicamente, o que a mancha pode representar. Se você fez apenas a radiografia, é importante complementar com a tomografia para saber qual é a mancha encontrada.

É importante destacar que todos estamos suscetíveis a problemas de saúde. Da concepção até o momento da morte, nosso corpo humano começa a envelhecer e ter problemas de saúde, faz parte da história natural de nossas vidas.

Tabagismo e o câncer de pulmão

É importante lembrar que os pacientes tabagistas são mais suscetíveis a problemas pulmonares. Muitas vezes, quando esses pacientes fazem radiografias de tórax, podem encontrar imagens que, quando investigadas, levam a um diagnóstico de câncer. É importante ressaltar que, quando o câncer de pulmão está nos estágios iniciais, ele não dá sintomas. Por isso, exames de rotina são importantes para detectá-lo precocemente.

Independente do problema, é importante que todos deixem o cigarro para trás. Ele é um grande vilão na saúde pulmonar e pode causar diversas doenças.

Enfim, é importante que você procure um médico para analisar melhor a mancha encontrada e fazer os exames complementares necessários para um diagnóstico mais preciso.

Fonte: Tive Covid-19 e apareceu uma mancha no pulmão, pode ser Fibrose? | Que médico procurar? por PROJETO BRASIL SEM ALERGIA